Guilherme não tem internet nem computador em casa e, por isso, deslocou-se até à loja da Samsung mais próxima de casa para estudar. O momento foi gravado no sábado, 9 de novembro, e desde então que tem estado a emocionar a internet depois de se ter tornado viral no Instagram.

O vídeo, que conta já com mais de 124 mil gostos e 15 mil comentários, mostra a criança a escrever enquanto usa um dos tablets em exposição na loja para fazer a pesquisa necessária para o trabalho.

Na legenda do vídeo, a contextualização feita por um dos funcionários da loja que falou com Guilherme. “Chegou envergonhado para fazer um trabalho de Geografia no tablet da loja, pois não tem equipamento nem acesso à internet em casa. É um belo exemplo para quem quer ser alguém na vida”, lê-se.

“Diogo” escreveu no Twitter que tinha cancro e que ia morrer em breve. Mas era tudo mentira

Segundo a revista “Crescer”, da Globo, o jovem chama-se Guilherme Santos, tem 10 anos e a sua história é real. O efeito que causou nas redes sociais foi tal que a comunidade brasileira se juntou para o ajudar. Como? Através da angariação de mais de dois mil euros para o ajudar nos estudos.

O objetivo foi atingido rapidamente e, atualmente, já foram obtidos mais de quatro mil euros. A mesma publicação diz que a associação Razões Para Acreditar, uma das responsáveis pela angariação do dinheiro, descobriu que Guilherme vive com a mãe — que vai alternando entre dois trabalhos para ser capaz de sustentar a família e a casa que tem arrendada.

Depois de o vídeo se ter tornado viral, a Samsung também não ficou indiferente e ofereceu um novo tablet a Guilherme com o objetivo de o ajudar nos trabalhos escolares.