Esta quinta-feira, 30 de outubro, celebrou-se o Dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama. O programa das manhãs da TVI fez questão de assinalar a data com duas atrizes que passaram por um cancro da mama. Fernanda Serrano e Sofia Ribeiro marcaram presença no “Você na TV! e relembraram vários momentos que passaram ao longo do processo de tratamentos.

As atrizes emocionaram-se a falar da doença e houve um momento de particular comoção. Manuel Luís Goucha recordou quando, em prol de uma personagem, Fernanda Serrano teve de rapar o cabelo. “Fernanda, a vida de uma atriz pode ser muito irónica. Tu não tinhas cancro da mama, mas já tinhas vivido uma personagem que tinha cancro”, relembrou o apresentador, referindo-se à personagem Mónica que interpretou na novela “Queridas Feras“, em 2004.

A atriz ficou emocionada quando a produção passou o momento em que se vê a personagem a rapar o cabelo. “Impressionante”, suspirou. O apresentador perguntou então o porquê de aquela cena continuar a mexer com a atriz. “Porque me recorda uma pessoa da minha família”, explicou. “A minha tia, que conheci até ter três anos, e a minha tia paterna”.

“Para mim, aquilo [o rapar o cabelo para a personagem] simbolizava o fecho do ciclo. Mas não foi. O fecho do ciclo foi comigo”, disse, visivelmente emocionada.

Manuel Luís Goucha quis saber se esta cena em particular tinha ajudado a atriz para que, cinco anos depois, tivesse que voltar a rapar o cabelo, desta vez por estar a sofrer da doença na vida real. “Preparou-me. Se há momentos certos na vida, este foi um deles. Porque ele me preparou para tudo aquilo que eu iria passar anos depois”.

Filha de Fernanda Serrano já é modelo fotográfica aos 11 anos (e fez um trabalho com a mãe)

“E quando aconteceu a minha situação, não foi um choque como poderia ter sido”, recordou. “É sempre um choque para nós estes danos colaterais. Deixa de ser ficção para a ser realidade, é a nossa saúde. Mas a verdade é que me preparou muito”.

Ainda sobre o facto de ter rapado o cabelo, Goucha elogiou a colega. “Sem cabelo és lindíssima. Até acho que me apaixonaria por ti”, disse em jeito de brincadeira. “É bom ouvir isso vindo de um homem”, explicou Fernanda Serrano, adiantando que o ex-marido, o empresário Pedro Miguel Ramos, foi uma ajuda imprescindível.

“É fundamental termos alguém ao nosso lado. Eu tinha. O Pedro foi uma pessoa fundamental”, explicou. “Foi um belíssimo parceiro de situação, porque esteve sempre ao meu lado. E irei estar sempre grata”.