Jay, 21 anos, foi um dos convidados do reality show americano "Embarrassing Bodies", transmitido no "Chanel 4", onde os concorrentes são submetidos a tratamentos e a aconselhamento para resolver diferentes problemas no corpo e saúde. Terás sido o estado da sua dentição a levá-lo ao programa. O jovem passou 20 anos sem escovar os dentes e o resultado da falta de cuidados de higiene oral estava à vista: tinha a boca em muito mau estado, surgindo com os dentes negros e a apodrecidos.

Os antigos dentes de Jay

No programa, Jay explica que terá sido a falta de encorajamento por parte dos familiares para a adoção de hábitos de higiene oral — nomeadamente, lavar os dentes — a causa para o cenário que apresentou.

"Aprendi da pior maneira os efeitos devastadores que a comida e a bebida podem ter nos nossos dentes. Ao longo dos anos, comi muitos alimentos errados, bebidas com gás e não me preocupei em cuidar da minha dentição."

Só a ideia de consultar um dentista, confessou, era um pesadelo. Como resultado, adiou esta necessidade durante anos, tendo apenas acontecido na sequência de ter concorrido ao programa americano, onde descobriu que os seus dentes estavam cobertos de alimentos que, com o tempo, foram solidificados pelo tártaro.

O novo sorriso de Jay

Depois de ter sido submetido a exames médicos, Jay perdeu 11 dentes e colocou implantes, ficando com um novo aspeto, mais saudável. Teve sorte: apesar de os dentes estarem podres, o osso dentro das gengivas ainda estava suficientemente forte para conseguir receber a prótese dentária.

No final, garantiu que iria esforçar-se para reverter os seus maus hábitos de higiene oral.