Começo este texto com um disclaimer para não acharem que me auto-intitulo como a maior fã daquele furacão chamado Jennifer Lopez à toa. Não. Não sou a mera fã que conhece meia dúzia de músicas, que já viu meia dúzia de filmes e que até sabe que foi casada três vezes e que está novamente a caminho do altar.

Sou aquele tipo de fã que tem todos os discos, todos os DVD de concertos ao vivo e uma grande parte dos filmes em que entrou. Sou aquela fã que tinha um dossier com recortes dela — e não era um dossier qualquer, era mesmo daqueles de lombada grossa. Sou aquele tipo de fã que, quando ela veio a primeira e única vez a Portugal, comprou os bilhetes no dia em que foram postos à venda, que foi ao ensaio geral e que no dia do espetáculo estava a dormir à porta do Altice Arena às nove da manhã. O espetáculo era às dez da noite.

Jennifer Lopez surpreende ao usar vestido Versace com que deslumbrou nos Grammys em 2000
Jennifer Lopez surpreende ao usar vestido Versace com que deslumbrou nos Grammys em 2000
Ver artigo

Depois de saberem tudo isto, cabe-me explicar uma coisa: o nível de obsessão esfriou um bocadinho com a idade, mas não é por isso que deixo de soltar um gritinho histérico de cada vez que a vejo em revistas ou sites ou de ver os filmes dela no dia de estreia. E foi exatamente o que aconteceu com o último trabalho "Hustlers" ou em português "Ousadas e Golpistas". Poderia começar logo a falar da péssima adaptação do título em português, mas não é para isso que aqui estamos.

O filme estreou-se em Portugal dia 26 de setembro e lá estava eu de bilhete em punho para a sessão do final da tarde. A expetativa era altíssima, afinal as críticas que tinha lido falavam em nomeação para Óscar, falavam que este era o melhor trabalho da minha Jennifer. Desculpem, mas o meu momento fã histérica voltou por breves segundos.

Já acalmamos. O filme conta a história verídica de um conjunto de strippers que com a crise de 2008 passou a ter cada vez menos trabalho. Com isto formam um grupo para extorquir dinheiro às pessoas que trabalham em Wall Street. Lopez interpreta Ramona, a líder do grupo.

"Não grites quando ela aparecer no filme, está bem?", disse-me a minha irmã assim que nos sentámos nas cadeiras, já a prever o entusiasmo. E a verdade é que durante quase duas horas, não houve lugar para histerimos. Não me interpretem mal, adorei o filme, claro está, mas toda aquela expetativa sobre o Óscar, sobre ser o melhor trabalho dela é só exagerada.

Vão-me perguntar: 'Então e o que é que tu sabes de cinema?'. Sei o que gosto e o que não gosto, mas se há uma coisa em que sou especialista são filmes da J.Lo. E com base nisso, meus amigos, consigo dizer-vos que não, ela não merece a nomeação para o Óscar. Há uns quantos filmes dela que são bem melhores. Alguém viu o "Selena" ou o "Enough"? Isso sim, são filmes nos quais tem uma boa prestação. Este é só mais do mesmo.

A personagem não é a mais interessante da história, ela não faz a melhor prestação de sempre e o discurso é só banal. Desculpem-me, mas não é isto que espero quando vou ver um filme nomeado pela Academia.

Jennifer Lopez é Ramona em 'Hustlers'

Não me senti minimamente arrebatada pela performance dela, não me provocou qualquer tipo de emoção (como se espera que um filme de Óscar provoque) e não achei a personagem assim tão interesse e complexa que justificasse esta buzz todo. Lamento, Jennifer, mas não.

Agora, se me disserem que este ano há novas categorias e que lhe querem atribuir o prémio de Atriz Mais Boazona acima dos 40 anos, aí têm a minha benção. Porque realmente aquele corpaço aos 50 anos de idade é de loucos. Eu, com 25 anos, matava por umas pernas como as dela.

É como vos digo: não é o melhor filme da temporada, não é sequer o melhor filme dela, mas ainda assim é um bom filme para ver – mais não seja porque aparece a dançar num varão.