Os portugueses são indecisos, e parecem só estar bem onde não podem estar, já cantava António Variações. Ora vejamos: passámos o verão inteiro a queixar-nos do quão fria estava a água do mar no Algarve, das baixas temperaturas e do facto de os 30 graus tão típicos de julho e agosto nunca mais chegarem.

Quando o bom tempo aterrou em território nacional, e até nos deu dias e noites dignas de climas tropicais em setembro, “ah não que isto já é demais”. E foi só a estação mudar oficialmente para o outono, apesar de as temperaturas se manterem praticamente iguais, para as redes sociais se encherem de “throwbacks” ao verão.

Indecisões à parte, há muita coisa boa no outono: a luz bonita dos dias, a temperatura que ainda permite um ou outro almoço na esplanada, as cores neutras que tomam conta dos jardins e do guarda-roupa, e que nos dão a desculpa ideal para espreitar as novas coleções das lojas e cometer as primeiras loucuras.

10 novidades de cuidado de rosto para receber o outono em beleza

Mas não é só na roupa que as cores se alteram com a mudança de estação — também a maquilhagem se quer mais neutra, deixando de lado (pelo menos em excesso) os pós bronzeadores  e apostando em blushes em tons rosados, e em sombras de cores terra, nude, bordeaux, rosadas e esverdeadas.

No entanto, deixar o verão e os festivais de música para trás não quer dizer que faça o mesmo com os brilhos e os glitters: com peso e medida, estes pigmentos brilhantes podem fazer sentido nas sombras, oferecendo mais luminosidade ao olhar.

Na fotogaleria, descubra 20 paletas de sombras de olhos recheadas de tons outonais, com vários tipos de acabamento, entre muitas novidades das lojas e alguns clássicos que merecem destaque. A melhor parte? Começam nos 5,99€.

20 fotos