Mário Batista e Paulo Amado sentiam que não era dada a devida atenção ao mundo dos cocktails. Apreciadores das misturas surpreendentes que se podem fazer dentro de um copo, o dono da empresa relacionada ao mundo das bebidas, The Bottle Affair, e o diretor da empresa de promoção da gastronomia, Edições a Gosto, decidiram invocar estas bebidas num evento que se celebra de copo na mão.

E se em anos anteriores, Lisboa foi o palco desta Cocktail Week, este ano o evento expande-se até ao Porto e já tem data marcada: de 11 a 19 de outubro, mais de 68 bares vão ter à disposição 230 cocktails com marcas da Pernod Ricard como Absolut Elyx, Altos Tequila, Beefeater Gin, Havana Club, Jameson Irish Whiskey e Lillet.

E ainda que o evento se divida em quatro momentos principais, a ideia é criar um roteiro por bares e restaurantes que vão estar disponíveis tanto no site oficial, como na aplicação Zomato e em mapas e guias disponíveis nos vários espaços. A MAGG assume o papel de GPS e sugere-lhe, desde já, um roteiro.

Em Lisboa, pode aproveitar o momento cocktail “2 por 1”, ou seja, um lusco fusco prolongado — das 18 às 23 horas — durante o qual é possível beber dois cocktails pelo preço de um. Conte sempre com pelo menos quatro cocktails, sendo um deles sem álcool e, ainda que não fujam aos clássicos, não se admire se o barman lhe oferecer uma proposta mais arrojada. É que um dos pontos altos do evento é a escolha do melhor cocktail de Lisboa e do Porto e, por isso, sabem que estão sob avaliação.

Na primeira edição, o primeiro lugar foi para o cocktail Apple Lovers, servido no Arena Lounge, no Casino Lisboa. Na última edição, o vencedor foi o Tales of Thailand, apresentado pelo Double9. Este ano, o vencedor é conhecido a 19 de outubro, mas o público também tem uma palavra a dizer, com a atribuição d’O Cocktail Escolha do Público, em ambas as cidades, escolhido através de uma votação online em cocktailweek.pt.

Se a ideia é fazer uma espécie de rally dos cocktails, sugerimos que, em Lisboa, comece nos clássicos Foxtrot ou o Procópio. Se a ideia for experimentar o que de novo se faz neste mundo, experimente os recém inaugurados Eletric Shaker ou o Monkey Mash. No Porto, pode saltitar entre a segurança de um cocktail servido no Bonaparte ou a surpresa de um Vogue Café.

Mas apesar de o nome do evento poder levar ao engano, nem só de cocktails se faz esta semana. Este ano e pela primeira vez, conte com o Dinner & Cocktail, uma rota por restaurantes de Lisboa e Porto com pairing entre comida e cocktails, podendo ir desde um simples snack a acompanhar um cocktail de autor a um menu de degustação totalmente harmonizado com cocktails. Big Fish Poke, Bistro 100 Maneiras, Boa-Bao, Cais da Pedra, Casa dos Prazeres, Damas, Nogueira’s Lisboa, Pharmacia, Rossio Gastrobar e Tsukiji são os restaurantes de Lisboa a aderir a esta modalidade. No Porto, esta harmonização entre comida e bebida faz-se no Boa-Bao, Digby Restaurante & Bar, Mini Bar, Mito, RIB Beef & Wine e no PortoTerminal 4450.

Já falámos do momento “2 por 1”, da eleição do melhor cocktail de cada cidade e do estreante Dinner & Cocktail. O quarto momento desta semana de festa acontece não num momento único, mas nos vários eventos a decorrer durante a semana. Para já não há um calendário, mas todas as novidades vão ser partilhadas no site e nas redes sociais do Lisboa & Porto Cocktail Week.