Quando se fala em essenciais do guarda-roupa de qualquer mulher, há algumas peças que não podem faltar. A T-shirt branca, a camisa branca, os jeans, os botins pretos ou os ténis brancos são algumas delas, mas há uma que foi ao longo de muitos anos pouco consensual e que agora já todas as mulheres têm: o blazer.

Já se usou com muito volume e grandes chumaços, principalmente nos anos 80, e depois passaram a ser os modelos mais curtos e justos a ganhar destaque, nos looks mais executivos. Hoje usam-se todo o tipo de modelos, em todas as ocasiões, sem muitas regras.

Ainda que continue um pouco associado a looks de trabalho, o blazer é agora usado a qualquer hora do dia e dia da semana, quer seja para o escritório ou para um passeio pelo jardim. Rapidamente torna qualquer look mais elegante, sem que tenha que o fazer demasiado formal. Com uns jeans, uma T-shirt e uns ténis; com uma camisa, uma saia e uns loafers; ou com um top, uns calções e uns botins. O blazer combina com tudo.

As “cuecas da avó” estão de volta — e com mais pinta do que nunca

Esta peça tem ainda a vantagem de ficar bem a todas as mulheres, com qualquer tipo de corpo, visto que a grande variedade de modelos faz com que se torne mais fácil encontrar o mais adequado para cada um.

Na altura em que deixamos os looks de férias, regressamos ao trabalho e que o outono se aproxima, é o momento ideal para se certificar de que tem o stock de blazers em dia. Reunimos 30 sugestões de vários estilos para que não lhe falte um no armário.

30 fotos