No novo Monopólio as mulheres ganham mais do que os homens

As regras do jogo mantêm-se mas no Mr. Monopoly, os jogadores até podem investir em invenções das mulheres.

O Mr. Monopoly ainda só está à venda nos Estados Unidos, mas pode ser encomendado online

Suzy Hazelwood/Pexels

Em Portugal, e segundo a Organização Internacional do Trabalho, os homens ganham em média mais 22,1% dos que as mulheres. E ainda que a realidade seja dura, foi criado um jogo com o qual, por instantes, podemos imaginar uma sociedade na qual os papéis se invertem. No Ms. Monopoly são as mulheres que ganham mais — recebem 240 dólares (217€) quando passam na casa de partida em vez dos anteriores 200 dólares (181€). 

O jogo americano pretende celebrar a emancipação das mulheres e a figura da Ms. Monopoly, a primeira mascote feminina a aparecer na caixa do jogo, é a representação dessa mensagem. Mas as novidades não ficam só pelo salário ou pela nova mascote.

Em comunicado de imprensa, a Hasbro, a empresa americana fabricante de brinquedos e jogos, disse que o jogo é uma forma de criar um mundo onde as mulheres podem estar em vantagem, invertendo aquilo que habitualmente acontece com os homens. “Mas não se preocupe, se os homens jogarem as cartas certas, também podem ganhar mais dinheiro”, acrescenta a empresa.

Ainda assim, as mulheres continuam a dominar o jogo, já que em vez de comprar propriedades, os jogadores vão poder investir em invenções criadas pelas mulheres. É o caso do wi-fi, dos painéis solares, dos coletes à prova de bala ou das bolachas com pepitas de chocolate.Tudo o resto mantém-se: a prisão, os impostos de luxo e cartões de oportunidades — no fundo, as regras principais são as mesmas.

O novo jogo foi anunciado semanas depois da Hasbro ter sido criticada pela versão “socialista” do Monopólio, cujas criticas apontavam para uma deturpação das teorias do socialismo.

Além deste, os mais recentes lançamentos provam que a empresa está atenta aos temas da atualidade. Em 2018 criraram o Monopólio para Millennials (a geração nascida entre 1981 – 1996), no qual em vez de dinheiro, os millenials “colecionam no jogo ‘pontos de experiência’ ao visitar coisas como festivais de música, quintas, restaurantes vegetarianos, ou ao partilhar uma bicicleta ou um sofá com um amigo”, de acordo com o jornal “The Guardian“.

O Ms. Monopoly vai estar à venda a partir desta terça-feira, 10 de setembro, nos Estados Unidos. Se não quiser esperar que esteja à venda nas lojas portuguesas, pode encomendar através do site da Walmart. O novo jogo custa 18,10€.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]