Com o início do ano letivo a arrancar entre 10 e 13 de setembro, são muitos os pais portugueses que já preparam o regresso às aulas dos miúdos. São as compras do material escolar e dos manuais, voltar à rotina e aos horários, lidar com a frustração de ter menos tempo para passar em família, entre tantas outras coisas.

E se o regresso às aulas já é complicado em situações ditas normais, ganha  outra dimensão quando as crianças mudam de escola — ou até de cidade. Para Maria Falcão, consultora de marketing digital e mãe de Francisco, de 6 anos, e Carmo, de 3, este cenário não lhe é de todo estranho.

Na emissão de sábado, 7 de setembro, Maria Falcão, a convidada desta semana do “Isto de Ser Mãe”, o programa de parentalidade da MAGG na Rádio Observador, falou sobre o início do ano letivo dos dois filhos. Este ano acontece numa escola nova para ambos, dado que a família se mudou para Lisboa depois de três anos no Porto.

Os primeiros dias de creche. "As crianças podem sentir-se mesmo abandonadas"
Os primeiros dias de creche. "As crianças podem sentir-se mesmo abandonadas"
Ver artigo

Numa conversa descontraída, a consultora de marketing digital partilhou as angústias dos primeiros dias de aulas dos filhos, mas também dicas preciosas para facilitar a vida a crianças e adultos.

"Uns cinco, seis dias antes de as aulas começarem, começo a deitá-los mais cedo, a fazer as refeições às ditas horas normais para entrarem no esquema", afirmou Maria Falcão, que também alerta os pais para a necessidade de não passarem as suas ansiedades em relação a este período aos miúdos.

"Falas imenso sobre o assunto, tentas motivá-los a dizer que vai começar a escola, quando eles nem se lembram, e às tantas, estás-lhes a passar toda a tua ansiedade", confessou a mãe de dois filhos.

Para Maria Falcão, também é importante que os pais não pressionem demasiado os filhos para saberem mais sobre os dias de escola: "Vejo isso com o meu filho Francisco. Se faço muita pressão, ele não me conta nada. Se relaxo, passada meia hora ele está-me a contar tudo o que se passou durante o dia".

No programa “Isto de Ser Mãe”, a consultora de moda e beleza da MAGG, Fabíola Carlettis, e a jornalista da MAGG, Catarina da Eira Ballestero, recebem semanalmente no estúdio da Rádio Observador um convidado para falar sobre maternidade e sobre as maiores preocupações do dia a dia dos pais.

Pode ouvir o programa na íntegra aqui, ou aos sábados, na Rádio Observador, pelas 10h30, através da frequência 98.7 em Lisboa, ou no site, para todo o País. Todos as edições do “Isto de Ser Mãe”, até à data, também estão disponíveis no SpotifyApple Podcasts Google Podcasts.