4 coisas que não sabe que se podem fazer no WhatsApp

Personalizar mensagens no WhatsApp é mais fácil do que imagina. Veja como utilizar algumas ferramentas escondidas.

Pequenos caracteres antes e depois das palavras são capazes de rasurá-las ou colocá-las em negrito

picture alliance via Getty Image

Ainda não é o Word, mas já esteve mais longe. Sabia que pode personalizar as mensagens de WhatsApp? Não falamos de emojis, nem dos stickers fofinhos, mas antes de transformações na própria forma da letra.

Da próxima vez que quiser destacar a palavra de uma frase, use o negrito ou o itálico. Se quiser distinguir-se de todos os outros amigos do grupo, basta mudar o tipo de fonte.

Estas são algumas possibilidades escondidas do WhatsApp. Ao todo, mostramos-lhe quatro e dizemos-lhe como utilizá-las.

Mudar a fonte

Não nos referimos a mudar a fonte para Times New Roman ou Comic Sans, mas sim para uma única fonte, em que todos os caracteres ocupam exatamente a mesma quantidade de espaço horizontal.

Como é que pode fazer isto? De forma simples: a palavra ou a expressão ficam no meio e de cada lado deverá usar três vezes este sinal gráfico  (ˈ).

Veja como aplicar a funcionalidade, em três imagens.

Chamar à atenção para uma parte da mensagem? Já pode colocar palavras a negrito

O negrito pode servir para muitas coisas: dar evidência às horas de um encontro para que a pessoa não se esqueça, fazer sobressair a ideia principal do que se quer dizer ou ainda para fazer chamadas de atenção — ótimo para substituir o caps lock.

O processo é muito idêntico ao anterior, mas neste caso só precisa de usar dois asteriscos. Por exemplo, se quer dizer “filho, não te esqueças de arrumar o quarto”, basta colocar um asterisco atrás e outro à frente da palavra, ficando assim: *arrumar*.

Palavras em itálico também podem dar jeito

Numa conversa banal com um amigo, usar o itálico pode não fazer sentido. Mas quando se trata de um diálogo mais formal com o seu patrão ou com alguém com quem quer manter um tom mais profissional, usar esta ferramenta pode ser útil.

O mecanismo para aplicar esta personalização é semelhante: só tem colocar um underscore (_) em cada lado da palavra que pretende que fique em itálico. Fica com este aspeto: “chega ao _atelier_ dentro de quanto tempo?”.

Personalização das palavras em itálico

Palavras rasuradas não são assim tão inúteis

Imagine que quer mandar uma lista de compras para o seu marido, mas que quer rasurar os produtos que já têm em casa, de modo a não comprar coisas desnecessárias. Esta funcionalidade pode ser útil.

Para aparecer com este aspeto — ra̶s̶u̶r̶a̶d̶o̶  — vai precisar de usar o sinal til (~), mais uma vez, em cada lado da palavra. Damos um exemplo: “~beterraba~”.

Veja como aplicar a funcionalidade, em duas imagens.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]