De “Easy Rider” a “33.º à Sombra”. Peter Fonda em 12 fotografias

O ator morreu esta sexta-feira, 16 de agosto, vítima de uma paragem cardiorespiratória. Recordamos alguns dos papéis mais importantes.

O último filme de Peter Fonda deverá estrear-se ainda este ano nos cinemas

Foi nomeado para dois Óscares e tornou-se num ícone da contracultura quando escreveu, produziu e protagonizou o filme “Easy Rider”, lançado em 1969. Falamos do ator americano Peter Fonda, que morreu esta sexta-feira, 16 de agosto, devido a uma paragem cardiorespiratória. O ator lutava há algum tempo contra um cancro nos pulmões.

A notícia foi dada pela família num comunicado oficial enviado à imprensa, citado pela revista “Variety”. “Num dos momentos mais tristes da nossa vida, não somos capazes de encontrar as palavras adequadas para expressar a dor que vai nos nossos corações. No luto pela perda deste homem doce, desejamos que todos celebrem o seu espírito indomável e o seu amor à vida. Em honra do Peter, por favor brindem à liberdade.

Segundo a mesma publicação, também Jane Fonda reagiu à morte do irmão. “Estou muito triste. Ele era o meu doce e querido irmão. O porta-voz da família. Passei belos momentos a sós com ele nestes últimos dias. Foi-se a rir”, recorda.

Peter Fonda sempre esteve ligado a Hollywood e ao mundo do cinema, numa influência que começou no pai, Henry Fonda, e que depois foi passando de geração em geração.

Participou em 70 filmes e está previsto que, ainda este ano, seja lançado um outro onde participou. Chama-se “The Last Full Measure”, é um filme de guerra, e mostra como uma figura importante de Hollywood faz de tudo para que as ações de um veterano da Guerra do Vietaname sejam reconhecidas.

A propósito da morte de Peter Fonda, mostramos-lhe alguns dos papéis mais importantes que desempenhou. Desde “Easy Rider”, onde se afirmou como um ícone da contracultura de 1969, até “Laços de Ouro” — onde mostrou à Academia que, além de ter estilo em cima de uma mota, também sabia representar.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]