Quem tira férias em agosto espera céu azul, sem nuvens, um sol arrasador e temperaturas altas. Espera água quente nas praias, muitos mergulhos e noites amenas. E tudo isto pode ser verdade – se estiver de férias fora de Portugal ou na região do Algarve. Se estiver noutro local do País, é provável que a situação seja muito diferente.

O agosto trocou-nos as voltas e em vez de vestidos fluídos e tops leves parece que temos de ir resgatar os casacos, os chapéus de chuva e algumas galochas. Os aguaceiros parecem não dar tréguas, o nevoeiro parece que veio para ficar e o sol é apenas uma ilusão.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) a chuva deve ficar até à próxima sexta-feira, 9 de agosto, e no fim de semana prevê-se períodos de céu nublado, em Lisboa e no Porto.

Com este tempo típico de um outono bem cerrado, as sandálias têm de ficar para depois e as T-shirts só saem à rua… como? Com um casaquinho por cima, claro. Mas não pode ser qualquer um: com a previsão de chuva é bom poder contar com algo que seja impermeável (e nos livre de chegar ao trabalho como se tivéssemos acabado de sair de uma piscina).

33 artigos da nova coleção da H&M dedicada a Ariana Grande

A solução para estes dias? Uma gabardine. A clássica peça que remonta ao século XIX é perfeita para aqueles dias em que não sabemos o que vestir. Está nevoeiro com ameaças de chuva? Uma gabardine impermeável. Está mais fresco e uma pessoa precisa de algo por cima do top? Uma gabardine fluída. Precisa de um toque de cor num look mais monótono? Uma gabardine colorida.

Como vê, esta é uma peça democrática e versátil que se adapta a diversos ambientes e ocasiões. Se o seu estilo é mais clássico, talvez a gabardine bege com os típicos botões ou cinto seja o ideal. Se é mais descontraída, uma fluída faz muito bem o seu trabalho. No caso de ser mais trendy, arrisque numa com padrão ou colorida.

A MAGG percorreu vários sites e lojas online para procurar as gabardines que devem fazer parte do seu armário já em agosto. Das clássicas, às mais arrojadas, sugerimos 30.

30 fotos