A Victoria's Secret acaba de dar um passo em direção à igualdade de género ao contratar a primeira modelo transgénero. Foi através do Instagram que Valentina Sampaio publicou na sexta-feira, 2 de agosto, fotos dos bastidores da sessão fotográfica da linha Pink. "Click nos bastidores", escreveu na legenda. Num vídeo, a modelo e atriz brasileira praticou algumas das suas poses, dizendo na descrição: "Nunca pares de sonhar".

Não é a primeira vez que Valentina Sampaio vai mais além no mundo da moda. Em 2017, foi a primeira mulher transexual a ter lugar na revista "Vogue" Paris — na edição de março, a modelo de 22 anos foi capa. Atualmente, é considerada a nova Gisele Bündchen.

A decisão de contratar a primeira modelo transgénero vem na sequência de várias críticas feitas à marca. Em novembro do ano passado, Ed Razek, diretor de marketing da empresa, disse à revista "Vogue" que não fazia parte dos planos ter modelos transgéneros no famoso desfile da Victoria's Secret. “Não, não acho que devamos. Porquê? Porque o desfile é uma fantasia", disse.

21 perguntas que sempre quis fazer a uma transexual
21 perguntas que sempre quis fazer a uma transexual
Ver artigo

Após estas declarações, a modelo Karlie Kloss decidiu abandonar a marca de lingerie. No mês passado, a supermodelo disse à "Vogue" britânica: "Não senti que era uma imagem que refletisse verdadeiramente quem eu sou e o tipo de mensagem que eu quero mandar para as mulheres de todo o mundo sobre o que significa ser bonita."

“Eu acho que foi um momento crucial para mim, começando pelo meu poder como feminista, sendo capaz de fazer as minhas próprias escolhas e a minha própria narrativa, quer seja através das empresas com quem escolho trabalhar, ou através da imagem que transmito para o mundo", concluiu Kloss.

Ainda em novembro do ano passado, no Twitter, a página de Victoria's Secret publicou um comunicado em que Ed Razek pedia desculpa pela maneira como falou sobre o assunto, afirmando que foi insensível. Disse ainda que a marca já realizou vários castings para a inserção de modelos transgéneros, mas que infelizmente estes não se concretizaram.