Como aplicar o concealer de forma correta (e quando não o usar)

É uma tendência de maquilhagem, mas ainda que muitas mulheres já o usem, nem sempre o fazem da melhor forma. Uma maquilhadora explica.

O concealer pode ser usado apenas debaixo dos olhos ou até para definir traços do rosto

Provavelmente já nem se lembra do tempo em que a maquilhagem se fazia de uma base, um pó bronzeador e um blush. A quantidade de produtos e as suas finalidades aumentaram nos últimos anos e há um sem o qual muitas mulheres já não passam: o concealer.

Kim Kardashian West, a rainha do concealer, foi uma das principais responsáveis pela introdução desta tendência na maquilhagem de tantas mulheres em todo o mundo.

Umas usam o concealer apenas para corrigir e disfarçar imperfeições ou manchas, outras, como as Kardashians, usam-no para definir novos contornos do rosto. Muitas vezes chegam a ficar irreconhecíveis. Mas será que estão a usá-lo da forma mais correta? A maquilhadora Amber Amos revelou à “Coveteur” os nove passos para aplicar o concealer da melhor forma.

1. Hidratação

O primeiro passo é hidratar bem a pele do rosto. “Para mim, o mais importante da preparação de qualquer zona é a hidratação. Não sou muito fã de primer, mas se tiver uma pele oleosa, sugiro que use um primer matificante”, explica Amber Amos.

2. Primer

Para esta maquilhadora americana, o primer não é obrigatório na maquilhagem. Principalmente porque já há muitos concealers que fazem também o trabalho de um primer. “Não é preciso mais uma camada extra no rosto.”

3. Ferramentas

Estamos habituados a ver a BeautyBlender a ser usada apenas para a base líquida, mas Amber Amos acredita que esta é a ferramenta ideal para aplicar o concealer, em tamanho pequeno. “Estou obcecada com a BeautyBlender. Agora estou a usar a micro para conseguir chegar a todos os cantos. Às vezes o pincel também é bom.”

4. Zonas do rosto

Antes de aplicar o concealer, é preciso definir as zonas onde é necessário. “Tanto uso o concealer mesmo debaixo dos meus olhos, em forma de triângulo invertido, como num triângulo maior onde combino o concealer e o highlighter.”

5. Creme de olhos

Para Amber Amos, deve evitar-se usar creme de olhos quando se vai aplicar o concealer. E se a zona dos olhos estiver muito seca, sugere que se use um concealer hidratante, em vez do creme de olhos normal.

6. Borbulhas

O concealer é uma ótima solução para disfarçar borbulhas também. A maquilhadora recomenda um concealer com a cabeça redonda e pequena para ser mais fácil aplicar apenas na zona desejada, de forma leve.

7. Olhos

Para a zona debaixo dos olhos, Amber Amos recomenda o uso de um concealer com highlighter. “Para uma maior cobertura, eu usaria uma camada grossa e depois uma mais iluminadora por cima. Se a pele for muito seca, pode terminar-se com um pó.”

8. Finalizar

“Quando se tem muitas rugas, não recomendo a que se finalize com um pó. Se não tiver, então sim. Um pó muito fino, sem cor, ou com cor para dar mais um pouco de cobertura.”

9. Highlight

O concealer também pode ser usado para iluminar. “Dependendo de quão glamourosa eu me sinto, faço um grande triângulo com o concealer, do canto do olho até à ponta do nariz e de volta para cima da bochecha.”

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]