Depois de ter tido presença frequente na Fox Comedy, aquela que é considerada uma das sitcoms norte-americanas mais importantes da televisão mudou-se para a Netflix. Falamos de “Friends” que, sabe-se agora, vai estar disponível para streaming na íntegra na HBO.

Num comunicado oficial enviado às redações, a agência responsável pela comunicação da HBO em Portugal confirmou que a série completa vai estar na plataforma a partir de segunda-feira, 1 de julho. “Friends” marcou uma geração ao acompanhar a vida de seis amigos à medida que vão passando pelas várias fases da vida adulta.

Já a permanência da série na Netflix é cada vez mais incerta. Quando, no final de 2018, surgiram os primeiros rumores de que “Friends” ia deixar de fazer parte do catálogo da Netflix, a empresa anunciou um novo contrato com a Warner Bros. — detentora dos direitos de emissão.

Guerra de Séries #2. Como é que alguém gosta de “Friends” quando existe “Seinfeld”?

Segundo escreveu o “The New York Times”, a Netflix acordou pagar 100 milhões de dólares (cerca de 87 milhões de euros) para continuar a garantir a permanência da série no catálogo. Problema? O contrato não garantia exclusividade à Netflix. Assim, a Warner Bros. poderia transmitir “Friends” no seu novo serviço de streaming — a ser lançado em meados de 2020 — ou ceder a produção a outras plataformas.

Por enquanto, sabe-se apenas que a série vai permanecer na Netflix até ao final de 2019. Depois disso, será uma questão de ambas as empresas acordarem um novo contrato. Caso não sejam acordados novos valores, “Friends” vai passar a estar disponível apenas na HBO.

Criada por David Crane (“Joey”) e Marta Kauffman (“Grace and Frankie”), a série esteve em emissão entre 1994 e 2004, e conta com um elenco composto por Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer nos papéis principais.