Há instrumentos musicais que ficam para a história — ou por terem feito parte de grandes composições que marcam gerações ou por terem pertencido a músicos conceituados. O guitarrista e vocalista dos Pink Floyd, David Gilmour, tem noção disso e decidiu angariar fundos para uma associação ao leiloar a sua coleção de guitarras.

O anúncio foi feito na passada quarta-feira, 19 de junho, através das redes sociais. David Gilmour partilhou no Twitter um vídeo em que informa que vai leiloar a sua coleção de guitarras — ao todo, 126 — e que o dinheiro angariado iria para associação ambiental ClientEarth.

“A crise climática global é o maior desafio que a humanidade enfrentará e, dentro de alguns anos, os efeitos do aquecimento global serão irreversíveis. Como disse a ativista climática de 16 anos, Greta Thunberg, num discurso no início deste ano, ‘ou escolhemos continuar como uma civilização, ou não’. A escolha é realmente simples e espero que a venda das guitarras ajude a ClientEarth na sua causa para provocar uma mudança real“, escreveu o membro da banda Pink Floyd.

Ed Sheeran gosta tanto de ketchup que lançou uma embalagem com a Heinz

E foi na passada quinta-feira, 20 de junho, que se realizou o leilão. Levado a cabo pela Christie’s, a venda das várias guitarras angariou mais de 18 milhões de euros, tornando-se no maior leilão de guitarras de sempre, de acordo com o site da empresa.

Mas houve outro recorde a ser quebrado. É que, das 126, houve uma guitarra que se destacou: a guitarra elétrica Stratocaster, fabricada pela Fender Musical Instruments Corporation. Conhecida como Black Strat, esta mítica guitarra foi utilizada por David Gilmour em alguns dos grandes álbuns da banda britânica, como “The Dark Side Of The Moon“, “Wish You Were Here“, “Animals” e “The Wall“.

A Black Strat, com algumas marcas de uso, estava avaliada entre os 800 e os 1.300 euros, mas acabou por ser vendida por mais de três milhões de euros — tornando-se na guitarra mais cara de sempre a ser vendida em leilões.

No site da Christie’s é possível fazer uma visita virtual em 3D pela exposição da coleção do guitarrista dos Pink Floyd.