Ao longo dos anos são feitas descobertas que nos ajudam a perceber quem habitou no nosso planeta há milhares de anos. E a Sibéria tem sido uma grande mina de descobertas pré-históricas. Depois de se ter encontrado uma desconhecida espécie humana com mais de 30 mil anos, foi agora descoberta a cabeça de um lobo com milhares de anos.

De acordo com o jornal "The Siberian Times", a descoberta foi feita no verão passado por um homem russo que passeava nas margens do rio Tirekhtyakh, a leste da Sibéria. A cabeça do lobo com mais de 40 mil anos terá ficado envolvida em pergelissolo (tipo de solo composto por gelo, terra e rochas), o que explica a sua boa preservação — cérebro e dentes intactos, pele mole e ainda pelos.

Caçadora que posou junto a uma girafa morta diz que a comeu e que estava "deliciosa"
Caçadora que posou junto a uma girafa morta diz que a comeu e que estava "deliciosa"
Ver artigo

Segundo a mesma publicação, a cabeça do animal mede cerca de 40 centímetros e pertence a um lobo completamente adulto que tinha entre 2 a 4 anos de idade quando morreu. Albert Protopopov, da Academia de Ciências da República de Sakha, na Rússia, revelou tratar-se de uma novidade e avançou que pretende agora compará-la com os lobos da atualidade para perceber como evoluíram.

A cabeça do animal mede cerca de 40 centímetros

"Esta é uma descoberta única do primeiro remanescente de um lobo totalmente crescido com a pele preservada. Vamos compará-lo com os lobos 'modernos' para entender como a espécie evoluiu e reconstruir sua aparência", afirmou.

Existe uma petição online para libertar uma elefante que vive sozinha há 13 anos
Existe uma petição online para libertar uma elefante que vive sozinha há 13 anos
Ver artigo

Em declarações à CNN, o investigador explicou ainda que é provável que mais descobertas venham a ser feitas, devido ao aquecimento global. "O número de descobertas está a crescer por causa do degelo do pergelissolo", informou.

O mesmo canal dá conta ainda de uma outra descoberta feita no início deste ano. Na Sibéria, alguns cientistas anunciaram que tinha sido encontrado, também preservado por pergelissolo, sangue líquido e urina dentro de restos mortais de um potro com mais de 42 mil anos.