O Monte Everest, que se situa entre o Nepal e o Tibete, a mais de oito mil metros de altura, está lotado de alpinistas que querem atingir o pico da montanha mais alta do mundo. O congestionamento e as longas filas na "zona da morte" já fizeram 11 mortes nas últimas duas semanas.

Ao que parece, estamos na melhor altura para se escalar o Monte Everest, pois as condições climatéricas são, dentro do possível, mais agradáveis. Devido à presença constante de operadores turísticos, as filas de alpinistas são longas — o que tem causado um elevado número de mortes num curto espaço de tempo.

Mulheres partilham fotos de sinal idêntico no pulso. Também tem um?
Mulheres partilham fotos de sinal idêntico no pulso. Também tem um?
Ver artigo

Esta quarta-feira, 29 de maio, o jornal britânico "Daily Mail" escreveu que os famosos sherpas — um povo nepalês que presta auxílio aos alpinistas — foram vistos a carregar um corpo congelado. As imagens divulgadas por um dos alpinistas mostram um corpo estático com uma mão levantada. A identidade da pessoa ainda não é conhecida.

A mesma publicação indica ainda que o cineasta Elia Sakaily partilhou, na semana passada, uma fotografia em que assume a existência de um corpo pendurado numa das partes da montanha. No entanto a fotografia disponibilizada pelo jornal não se encontra nas redes sociais do cineasta.

Lista de exigências de senhorio torna-se viral
Lista de exigências de senhorio torna-se viral
Ver artigo

A comemorar a primeira vez que alguém escalou o ponto mais alto do mundo, a 29 de maio de 1953, o governo nepalês não está a planear reduzir o número de autorizações para os alpinistas que queiram escalar o Everest — visto que bateram o recorde do ano passado com 378 inscrições.

De acordo com o mesmo jornal, o ministro do governo, Gokul Prasad Baskota, negou que houvesse má administração na escalada do Everest e que talvez fosse uma questão de "treino inadequado". O que é certo é que já morreram 11 pessoas desde 16 de maio.