Quem é que sabe tudo o que se passa na televisão portuguesa? Quem é aquela pessoa que reconhece todas as personagens da novela, tem noção de todas as tramas, vibra com os apresentadores da manhã e não perde pitada do que se passa à tarde?

A avó, claro. A avó adora os canais generalistas (confessa-nos esta avó que é fã de Cristina em particular) e é uma verdadeira enciclopédia no que diz respeito à televisão portuguesa. Maria Fernanda Simões tem 75 anos e é a autora da nova rubrica da MAGG, “A avó explica”. Todas as semanas, é ela quem nos conta o que de mais interessante aconteceu na televisão.

Este é o seu quinto texto.

Como já podem ter visto pelo título, adoro programas da manhã. Fazem-me muita companhia e já aprendi muita coisa. Agora, como sabem, divido a minha atenção entre “O Programa da Cristina” e o “Você na TV”. Mas fiquem a saber que nestes programas não se fala só de coisas leves.

Começo por destacar dois momentos de muita importância para a sociedade que vi esta semana no programa do Goucha e da Maria. O primeiro foi o segmento “Consultório Jurídico” com a advogada Suzana Garcia. Falou-se de um jovem brasileiro que estava alcoolizado e que morreu e cujo corpo estava desaparecido desde a Páscoa, depois de uma rixa durante a noite. Considero a advogada muito acertiva e correcta nos seus julgamentos.

A Avó Explica. Continuo fã de Cristina, mas Maria Cerqueira Gomes esteve muito bem na semana passada

Por isso, estou plenamente de acordo quando a advogada disse que os jovens têm de perceber que quando saem à noite e ficam alcoolizados deixam de poder de desfrutar da noite com os amigos. A noite terá acabado de uma forma trágica. Como avó de quatro netos, três dos quais jovens adultos, este é um assunto que me toca particularmente.

O segundo momento que devo destacar é a investigação que a jornalista Alexandra Borges fez sobre a presidente da câmara de Freixo Espada à Cinta e sobre a qual foi falar no programa da manhã.

Convido-vos a ver a reportagem, mas deixo-vos a minha opinião sobre o assunto. Faz-me confusão como é que as pessoas com cargos públicos não tenham noção dos atos que praticam. Qualquer pessoa com um cargo deste tipo pode ser alvo de investigações, por isso, não me cabe na cabeça como é que alguém pode fazer fraudes sem achar que não vai ser descoberto. Como é que alguém faz este tipo de coisas e espera nunca ser apanhado? Não consigo compreender.

Estes foram os dois temas que mais me prenderam ao “Você na TV” durante a última semana, mas devo dizer que apreciei muito o fato que o Manuel Luís Goucha usou na terça-feira. Calças escuras e um blazer e colete amarelos, achei que estava o máximo.

Manuel Luís Goucha com o seu conjunto ousado

Passando da TVI para a SIC, não posso deixar de mencionar a conversa que a Cristina teve sobre a obesidade dos adolescentes. É uma realidade que os adolescentes com excesso de peso possam vir a tornar-se adultos obesos, por isso é necessário educar os nossos jovens para o estilo de vida mais saudável. O exercício físico, uma alimentação equilibrada e uma grande força de vontade são essenciais.

Ainda dentro deste segmento foi apresentado o exemplo de um jovem que aos 14 anos pesava 70 quilos. Tinha vergonha quando entrava nos balneários e foi por isso que decidiu mudar. Começou a treinar, a comer bem e em apenas um ano perdeu 11 quilos. Um exemplo que pode servir para muitos jovens que não tenham um estilo de vida assim tão bom.

No “O Programa da Cristina” também houve direito a passagem de modelos para apresentar as tendências desta estação – que foi do estilo mais descontraído ao estilo mais formal. O estilo mais descontraído e mais do dia-a-dia foi apresentado na sala, os pijamas e roupa de casa no quarto e os looks mais formais no pequeno escritório da casa da Cristina. Achei esta forma de apresentar as roupas muito dinâmica.

A Avó Explica. A entrevista a Simone de Oliveira e o “Você na TV”

Segundo os vários stylists presentes os padrões florais vão estar muito em alta, não fosse agora a época das flores, assim como os conjuntos de blusa e calças que parecem pijamas. Eu pessoalmente não acho piada, mas para as pessoas que gostam, vale a pena investir.

Esta semana despeço-me com uma notícia que me deixou muito feliz: a minha praia de eleição, São Martinho do Porto, conseguiu pelo quarto ano consecutivo a bandeira azul. Esta é uma notícia muito boa que me deixou muito feliz. Até para a semana e até já, São Martinho.