É peludo, conduz uma nave espacial e só é capaz de comunicar com as outras personagens de "Star Wars" através de grunhidos. Falamos de Chewbacca, uma das figuras mais acarinhadas pelos fãs da história por ser um dos companheiros mais fiéis de Han Solo, interpretado por Harrison Ford ("O Fugitivo").

Peter Mayhew ("Dark Towers"), o ator que interpretou a personagem desde o primeiro filme, lançado em 1977, morreu esta terça-feira, 30 de abril. O anúncio, no entanto, só foi feito esta sexta-feira, 3 de maio, pela família, através da página oficial de Twitter do ator. 

"Ele [Peter] deixou-nos a 30 de abril, com a família a seu lado na sua casa a norte do Texas", lê-se no comunicado oficial. O ator norte-americano, que tinha uns impressionantes 2,18 metros, tinha 74 anos — ia fazer 75 no dia 19 de maio. Para já ainda não foram divulgadas as causas da morte.

A MAGG recorda algumas das curiosidades mais marcantes da personagem por que Mayhew ficou conhecida.

1. O Chewbacca foi inspirado no cão de George Lucas

Segundo o realizador norte-americano, a inspiração para a personagem que se viria a revelar das mais fiéis a Han Solo (Harrison Ford) surgiu através do seu animal de estimação.

Tudo o que já se sabe sobre "Star Wars: Episódio IX"
Tudo o que já se sabe sobre "Star Wars: Episódio IX"
Ver artigo

Em várias entrevistas, George Lucas ("Star Wars: Resistance") terá dito que o cão, um malamute do Alasca, se sentava muitas vezes no banco da frente do carro e era confundido com um humano.

2. O nome da personagem tem origem russa

O nome Chewbacca teve origem na palavra russa "sobaka" que significa apenas "cão". Já o termo Wookiee, que identifica uma fação de humanoides semelhante a Chewbacca, nas histórias de "Star Wars", teve origem em meados de 1970.

Na altura, o ator Terence McGovern ("Papá Para Sempre") estava a gravar as vozes para o filme "THX 1138" quando terá dito o nome que depois foi associado à personagem peluda: "Acho que acabei de atropelar um Wookiee".

3. O Chewbacca é (mesmo muito) velho

Em "Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança", o primeiro filme da trilogia original, é revelada a idade do humanoide fofinho que só comunica através de grunhidos. E é mais velho do que se possa pensar.

Há a geração “Star Wars”. Mas também já há a geração "Harry Potter"
Há a geração “Star Wars”. Mas também já há a geração "Harry Potter"
Ver artigo

Na altura em que a trilogia começa a ser contada em formato de filme, o Chewbacca tem 200 anos.

4. Não estava previsto ser Peter Mayhew a interpretar a personagem

Durante a escolha do elenco, o papel de Chewbacca esteve para ser entregue a David Prowse ("Laranja Mecânica") — o ator que ficou conhecido por interpretar o vilão Darth Vader. No entanto, Prowse terá recusado por considerar que as pessoas se lembram mais facilmente de vilões do que de heróis.

"Recusei, de imediato, fazer de Chewbacca. Sei que as pessoas recordam mais os vilões do que os heróis mas, na altura, não sabia que estaria sempre a usar uma máscara. E durante a produção achei sempre que a voz do Vader seria a minha", explicou em entrevista.

Depois de recusar, Peter Mayhew terá conseguido o papel por medir mais de dois metros.

5. Peter Mayhew continuou a trabalhar durante as gravações de "Star Wars"

Durante as gravações dos filmes da saga, o ator continuou a trabalhar como porteiro de um hospital em Londres, no Reino Unido.

Apesar de ter sido afastado devido a várias incompatibilidades horários, assim que a produção dos filmes terminava Mayhew tinha toda a disponibilidade para voltar a um trabalho diário.

4 de Maio, dia internacional de "Star Wars". Como eu demorei 24 anos a ver a saga e escapei a todos os spoilers
4 de Maio, dia internacional de "Star Wars". Como eu demorei 24 anos a ver a saga e escapei a todos os spoilers
Ver artigo

6. O crítico de cinema, Roger Ebert, odiou Chewbacca

Na crítica ao filme "Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca", o crítico de cinema Roger Ebert revelou não ser fã do humanoide peludo.

"A personagem foi introduzida no primeiro filme e nunca foi bem pensada e, como resultado, tem apenas uma expressão facial e um único grunhido. Como podes ser um piloto espacial e não saber comunicar de forma significativa? O Han Solo percebe mesmo os barulhos do Chewie? Será que eles têm longas conversas?", escreveu.

7. Originalmente, o fato do Chewbacca era feito de pelo de vários animais

Na trilogia original, o fato da personagem era composto por pelo de coelho e de iaque, um boi selvagem do Tibete. Só mais tarde é que terá sido substituído por pele sintética que, além de ser tricotada à mão, tinha incorporada um sistema de refrigeração para que Mayhew pudesse vestir o fato durante longos períodos de tempo.

Vem aí o novo serviço de streaming da Disney — e é mais barato que a Netflix
Vem aí o novo serviço de streaming da Disney — e é mais barato que a Netflix
Ver artigo

8. Os produtores tinham receio que o ator fosse ferido por caçadores durante as gravações

Durante as gravações do filme "Star Wars: Episódio VI — O Regresso de Jedi", que aconteceram nas florestas da Califórnia, nos Estados Unidos, Peter Mayhew foi aconselhado a não passear pela região com o fato vestido. Os produtores do filme tinham medo que o ator fosse confundido com um animal gigante e pudesse ser ferido por caçadores.