Começam as contrações, a respiração altera-se, as dores vão ficando cada vez mais fortes, o mundo parece prestes a acabar. É assim para muitas mulheres no momento de dar à luz: apesar de ser o dia mais feliz das suas vidas, as horas que antecedem o nascimento podem revelar-se uma verdadeira tortura. Há quem só queira que tudo aquilo acabe, e não consiga ver mais nada além do fim do parto.

Mas depois também há quem seja capaz de ignorar todo o sofrimento e aplicar base, um primer para ajudar a fixar a maquilhagem, pestanas falsas para ganhar uns olhos poderosos e até usar a técnica do contouring para tornar o nariz mais esguio. A parte mais surpreendente? Estas mulheres estão em maioria.

Um estudo realizado no Reino Unido concluiu que 68% das mulheres britânicas aplica maquilhagem no dia de dar à luz. Tudo porque querem estar impecáveis no momento de mostrar ao mundo que a criança já nasceu.

As fotos de 19 celebridades sem maquilhagem (e com o cabelo em dia não)
As fotos de 19 celebridades sem maquilhagem (e com o cabelo em dia não)
Ver artigo

A investigação concluiu ainda que dois terços das futuras mães, entre os 18 e os 31 anos, também investe em tratamentos de beleza antes do grande dia: metade faz manicure ou pedicure, um terço procura estar bronzeada (através de sprays ou solários) e arranja o cabelo.

Em 2016, a artista de maquilhagem Alaha Karimi publicou fotos no Instagram a preparar-se para o parto. Mais tarde revelou que optou por fazer isto para se distrair das contrações.

A história de Alaha Karimi tornou-se viral em 2016 quando partilhou fotos a maquilhar-se no dia do parto

"Cheguei ao hospital às 7h30 e estive dez horas em trabalho de parto", contou na altura à ABC News, conforme cita o "Daily Mail". "Tomei epidural por volta das 8h30, 9 horas, portanto quando começou a aliviar, precisei de algo para me distrair da dor".

Não foi a única. A blogger de beleza Alexis Jayda, da Califórnia, também fez questão de estar impecável.

Alexis Jayda queria estar impecável

Diana Chavez, blogger norte-americana, quis ter a certeza que arranjava as sobrancelhas e fazia um contouring perfeito enquanto estava em trabalho de parto.

Diana Chavez queria estar magnífica no momento de tirar a fotografia com o bebé

Lee Ann Jarrell, de Nova Orleães, disse que se "recusava" a dar à luz antes de ter a maquilhagem terminada.

Descubra na galeria mais fotografias de mulheres que fizeram questão de se maquilhar antes de dar à luz.