Talvez a saia fosse demasiado curta, o top demasiado decotado, o vestido demasiado justo. Infelizmente, ainda há que acredite que as vítimas de violação podem ter incitado os seus agressores com aquilo que tinham vestido — como se de alguma forma isso pudesse justificar alguma coisa.

Para acabar de vez com o mito de que um ataque sexual poderia ser prevenido pela vítima, Mary Wyandt-Hiebert e Jen Brockman criaram a instalação artística “What Were You Wearing?” (o que é que tinham vestido?, em tradução livre). A ideia surgiu com "What I Was Wearing”, um poema de Mary Simmerling onde ela relata ao detalhe o que trazia vestido no dia em que foi violada.

T-shirts largas com calças de ganga, tops conjugados com calções ou um vestido de verão às riscas. Uma farda militar, um biquíni ou um vestido de gala usado no baile de finalistas. Em poucos meses, os dois norte-americanos conseguiram reunir várias peças usadas por estudantes da Universidade do Arkansas no dia em que sofreram um ataque social.

A instalação artística estreou-se na Universidade do Arkansas em 2014, e desde então que percorre o país. Percorra as imagens e leia as descrições deixadas pelas vítimas.