É na costa portuguesa que Adriana Mano se inspira. Nas praias únicas que temos, no mar, na areia, no tempo incrível e no lixo — lixo esse que, por causa da sua marca, tem vindo a diminuir.

Zouri é o nome da marca que nasceu em Guimarães e que tem calçado 100% vegan. É a partir do plástico que recolhem das praias que produzem este calçado. Em apenas um ano, a marca recolheu uma tonelada de lixo das praias portuguesas.

O plástico não é o único material usado: Adriana Mano também recorre à cortiça, algodão orgânico, borracha e materiais feitos de folhas de abacaxi.

Sundried. Esta roupa de desporto é feita de café e garrafas de plástico
Sundried. Esta roupa de desporto é feita de café e garrafas de plástico
Ver artigo

A marca nortenha tem uma coleção de 20 modelos de ténis, todos produzidos à mão, um de cada vez — o que faz com que nenhum par seja exatamente igual ao outro. Cada par reutiliza o equivalente a seis garrafas de plástico retiradas do oceano.

A coleção de ténis que se encontra atualmente disponível na loja online foi toda feita com lixo recolhido na praia de Esposende, em abril de 2018. O preço dos ténis varia entre os 83€ e os 142€.