E aconteceu. Gelados com insetos comestíveis é a nova proposta da MyIced

Se gosta de experiências exóticas, ricas em proteínas e minerais, então esta é para si. Vai um gelado com topping de larvas?

Com o propósito de seguir práticas alimentares sustentáveis e nutritivas, as larvas são o primeiro inseto comestível introduzido na oferta da cadeia de gelados de iogurte

A indústria alimentar é uma das que mais aumenta a pegada ecológica do planeta. A produção de carne tem sido apontada como uma das que mais destrói o ambiente e os apelos à diminuição do seu consumo têm sido massivos. Tanto assim é que outras hipóteses, aquelas com que, em tempos, jamais sonharíamos, têm sido postas em cima da mesa. Gelados com insetos no topping? Já existem.

A cadeia com lojas de gelado de iogurte MyIced seguiu as sugestões da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura — que recomenda a ingestão deste tipo de animais comestíveis, por serem uma fonte não só ambientalmente sustentável, como também nutritiva, rica em proteína — e apresenta-nos agora a possibilidade de adicionarmos este novo ingrediente aos gelados de iogurte, crepes, waffles ou a qualquer outro topping.

E que animais são estes? Na fase de lançamento, a marca nacional disponibiliza larvas para aquilo que descreve como sendo uma “experiência exótica neste novo mundo da alimentação.” Mais tarde, poderão surgir outras hipóteses, como insetos voadores ou rastejantes.

Sem antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes ou conservantes, a marca garante a riqueza nutricional do novo topping — os insetos são desidratados através de um processo de liofilização, que consiste na congelação sob vácuo —, destacando as proteínas, as fibras e minerais.

“Depois do gelado preto à base de carvão vegetal ativado (MyIced Eclipse) e da folha de ouro de 24 quilates como topping do mesmo (MyIced Eclipse Deluxe), os insetos MyIced Top Bugs constituem uma proposta certamente disruptiva, mas que irão completar um menu onde há muito pontuam os gelados de iogurte vegan, halal e kosher, sem glúten, sem açúcar e sem lactose, bem como o bubble tea e as bubble waffles”, diz, em comunicado à imprensa, João Gouveia, gestor nacional da MyIced.

Ficou curioso? A MyIced tem lojas em vários pontos do País: Bragança, Braga, Ponta de Lima, Viseu, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Porto e Lisboa. Estão previstas ainda duas novas aberturas: em Santarém e Penafiel.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]