L’ Oréal Paris adapta tutoriais de beleza a pessoas cegas e surdas

A marca lançou o movimento "Beleza Para Todos": os tutoriais de beleza passam a estar legendados e com áudios desenvolvidos para cegos.

O projeto foi apresentado a 20 de março e contou com a presença da secretária de estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes

Nunca existiu tanta facilidade em aceder ao mundo da beleza como hoje em dia, e basta uma breve pesquisa no YouTube para termos à disposição centenas de tutoriais, desde aqueles que nos ensinam a maquilhagem perfeita para o dia a dia, a forma correta de fazer um cat-eye ou as melhores dicas para fazer um penteado de festa sem termos de gastar 10% do salário no salão.

Mas pense bem nesses mesmos tutoriais: muitos não têm legendas, noutros os nomes dos produtos nem sequer são mencionados, sendo apenas mostrados para a câmara de filmar. O que aconteceria se não conseguisse ver ou ouvir?

Foi exatamente a pensar nas dificuldades que as pessoas com deficiências visuais e auditivas enfrentam quando pretendem consumir este tipo de conteúdos que a L´Oréal Paris, conhecida marca de cosmética, lançou o movimento “Beleza Para Todos”. O projeto apresentado a 20 de março pretende sensibilizar a sociedade para o direito de acesso à informação para quem tem estas deficiências.

Assim, os vários tutoriais no site oficial da L´Oréal Paris vão ser adaptados para pessoas com deficiência visual e auditiva, nomeadamente tutoriais de beleza com áudios especialmente desenvolvidos para quem não vê, e todos os tutoriais em vídeo vão passar a estar legendados.

“Queremos colmatar as dificuldades sentidas por estas pessoas, criando conteúdos desenvolvidos para as pessoas cegas e surdas, para que estas possam cuidar da sua imagem de forma autónoma”, afirmou em comunicado Tiago Melo, diretor de marketing de L´Oréal Paris, sobre o projeto 100% português.

Para além destas adaptações nos conteúdos, a marca produziu etiquetas braille, para identificação de produtos de higiene e beleza, que serão distribuídas a pessoas cegas através do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) e da Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal (ACAPO).

Em colaboração com os vários parceiros do movimento, a INR, a ACAPO, bem como a Federação Portuguesa das Associações de Surdos e a Associação Portuguesa de Deficientes, a L´Oréal Paris vai organizar workshops de beleza adaptados para pessoas cegas ao longo do ano, realizados por cabeleireiros e maquilhadores devidamente formados para o efeito. O primeiro terá lugar em maio, na Academia da L´Oréal, em Miraflores.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]