O líder político e relação com a cantora pop. A bronca do social que agita Espanha

A imprensa espanhola não fala noutra coisa: Albert Rivera, político, e Malú, cantora pop, estão juntos. Mas como? Desde quando? Porquê?

À esquerda, Albert Rivera, 39 anos, natural de Barcelona. À direita, Malú, 37 anos, natural de Madrid

Lecturas

Ele é político e líder de um dos partidos mais falados em Espanha. Ela é uma cantora pop (pode ouvir um tema abaixo), sobrinha de Paco de Lúcia, com milhares de seguidores nas redes sociais. São dois mundos que parecem distantes um do outro, o que não significa que não se possam juntar.

Tanto podem, que aconteceu. Em novembro de 2018 Albert Rivera, 39 anos, líder do partido de centro-direita espanhol Ciudadanos, e Beatriz Tajuelo separaram-se, depois de quatro anos de namoro, aqueles de que fizeram parte várias declarações de afeto na Internet, através vários posts no Instagram — uma rede social muito utilizada pelo político. Pouco mais de um mês depois, surge o tal amor improvável: Albert Rivera e a madrilena Malú (María Lucía Sánchez Benítez) , de 37 anos, estão numa relação.

A imprensa espanhola não fala noutra coisa: onde é que se conheceram, as festas em que foram vistos juntos, os comentários de admiração nas redes sociais, ainda antes de o relacionamento com Tajuelo terminar, as fotografias dos paparazzi, a reação dos fãs, da ex do político e, a melhor de todas, de Laura Pausini. Entre teorias, suspeitas e factos, saiba o que é que se diz do novo casal sensação.

Como é que se conheceram?

De acordo com o “El Espanhol”, Rivera e Malú já se conhecem desde 2016, quando o político foi convidado para um concerto que a artista deu no Palau Sana Jordi, em Barcelona, quando estava a fazer a Chous Tour. Nesta altura ele ainda estava numa relação com Beatriz Tajuelo. Por esta altura, ela estaria numa relação com Gonzalo Miró. Mesmo assim, já sentia admiração pela seu trabalho e partilhou-o publicamente: “Ontem à noite, no Palau Sant Jordi, ela mostrou porque é que é uma das melhores artistas espanholas. Muito grande”, disse.

As festas de 2017

Era em casa de Pablo Lopez, 34 anos, que o painel de jurados do programa “Voz”, (constituído ainda por Malú e Manuel Carrasco), transmitido no canal Telecinco, se reunia, para “desfrutar de umas horas de música e bom ambiente”, descreve o “El Espanhol”. O político, que na altura mantinha a relação anterior, foi visto nestas festas, o que fez com que, mais tarde, a imprensa começasse a montar um puzzle. Como é que Rivera foi parar a casa de Pablo Lopés era a grande pergunta. Coincidência engraçada: Tajuelo era quem tratava da comunicação do artista flamenco Miguel Poveda, que foi assessor de Manuel Carrasco, muito próximo de Malú.

Primeiras suspeitas. A festa em casa de Alejando Sanz

O caso entre Rivera e Malú tornou-se mais evidente quando, a 11 de dezembro, o cantor Alejandro Sanz (com quem a madrilena já trabalhou), 50 anos, deu uma festa na sua casa de La Finca, em Madrid, a propósito de um novo videoclip. O político apareceu neste evento com a sobrinha de Paco de Lucia. “Alejandro faz muitos jantares em sua casa com pessoas muito diferentes. Pode lá estar desde o Sergio Ramos ao Finito de Córdoba. Ou Pablo Alborán e Helena Tablada. Ele gosta de misturar pessoas”, disse um dos convidados, citado pelo “El Mundo.”

Na semana seguinte, o casal volta a reunir-se com Sanz, agora para celebrar o seu 50.º aniversário. Chegaram juntos ao Ramses, o restaurante escolhido pelo cantor para os seus anos.

O concerto e as mensagens de Instagram

Três dias depois da primeira festa em casa do interprete de “Corazon Partido”, Malú dá um concerto, no WiZink Center, em Madrid, onde o político foi visto a assistir. Mais: fez uma publicação no Instagram com uma grande legenda, em que refere uma “mulher de talento, arte, sensibilidade e energia.”  No mesmo mês — o de Natal, o que, segundo a perspetiva da jornalista Laura Fa, passa a mensagem de que a expectativa é que a relação seja duradoura — Rivera (que é pai de Daniela, fruto da relação com Mariona Saperas) cancela os planos de passagem de ano com os amigos, o que fez crer que tenha entrado em 2019 junto de Malú

A publicação no Instagram de Rivera, em que elogia a cantora num dos seus concertos

O dia dos namorados

A noite mais importante no meio da polémica. Rivera e Malú dormiram debaixo do mesmo teto, no dia dos namorados, a 14 de fevereiro. A cantora pop foi vista e fotografada pelos paparazzi a sair de sua casa e a entrar num Audi preto, conduzido por um motorista. O destino foi a casa do político, em Pozuelo de Alarcón, Madrid, de onde só foi vista a sair na manhã seguinte. Malú foi captada em imagem a entrar e a sair pela garagem, de muletas, por causa de uma operação a que tinha sido submetida recentemente ao joelho, que a levou a cancelar uma tour. E é oficial: Rivera e Malú são o novo e mais polémico casal de Espanha.

Quem deu a dica aos paparazzi?

Alguns dias depois, a 27 de fevereiro, a revista “Semana” larga a bomba, logo na capa: “Albert e Malú, mais do que amigos”. Mas quem é que falou? Quem é que revelou ao fotografo o itinerário da cantora? “É evidente que houve uma dica. Nenhum fotógrafo fica de guarda na casa de Malú, ainda por cima ela tinha sido operada recentemente, portanto não fazia sentido sair naquele dia para a rua”, disseram no programa “Sálvame”, no canal Telecinco.

A edição da revista "Semana" onde estão as fotos tiradas pelos paparazzi

A reação do partido

Não foram só os leitores da revista “Semana” que foram surpreendidos pela nova relação. Os membros do partido também não estavam à espera. “Não vamos falar da vida privada de Albert Rivera”, declararam várias fontes do Ciudadanos.

E os fãs?

“Quanto mais explicita ou pronunciada for a relação, mais ela afetará a imagem da cantora. Se ela começar a fazer campanha com ele, poderá ter problemas”, explica ao “El Mundo” a Personality Media, uma consultora de marketing especializada em estudar o posicionamento de celebridades, que analisa o impacto nesta relação. Segundo a empresa, a imagem que sai mais lesada é a de Malú. “Entre as 783 mulheres nacionais incluídas no estudo Personality Media, ela ocupa a 20ª posição. Ela tem um posicionamento muito bom.”

Mas parece que os fãs já começam a ficar divididos. Já têm uma alcunha para o casal — Malbert — e há muitos que expressam o desagrado face ao novo companheiro da cantora nas caixas de comentários do Instagram.

As mensagens de Beatriz Tajuelo

Mesmo que não o tenham assumido em publico, toda a gente sabe que o namoro é real — incluindo Beatriz Tajuelo, a ex do político. Como manda o código de comportamentos pós-separação, é no início de fevereiro que ela começa a aumentar a atividade nas redes sociais: além de criar conta no Instagram, começa a deixar mensagens nostlágicas no Twitter. “Apesar dos erros, apesar das quedas, apesar das lágrimas, apesar das feridas, apesar das… más decisões e empresas, apesar dos arrependimentos e apesar de quem pesa, continuamos brilhando, continuamos sonhando, continuamos brigando e ainda estamos de pé”, publicou a 13 de fevereiro.

Albert Rivera com Beatriz Tajuelo, em junho de 2018

Há suspeitas de que Rivera e Malú já estivessem juntos, antes do final com Tajuelo

No programa “Sálvame”, a jornalista Lydia Lozano traz à conversa uma dúvida que, de certo, era partilhada por várias pessoas. Estaria o novo casal sensação numa relação, antes do final com Beatriz Tajuelo? “Ele [Rivera] separou-se porque ela [Tajuelo] os encontrou.” A família de Tajuelo foi contactada para confirmar a informação, mas não quis falar: “Não vamos falar, nem negar, nem confirmar.”

“Está tudo bem, obrigada”

Foram as primeiras palavras que o líder do Ciudanos disse publicamente sobre a sua relação. Foi no regresso de uma viagem de trabalho a Málaga. Confrontado com as questões dos jornalistas sobre a polémica relação, ele diz: “Está tudo bem, obrigada.” Na altura, a tal edição da “Semana” na qual foram capa avançou que todas as noticias e comentários em torno do namoro com Malú os estava a deixar “sobrecarregados”. Também se especulava sobre um suposto desequilíbrio: “Ele é mais por este relacionamento do que ela”, comentaram sobre das intenções do político com Malú, os apresentadores do programa de televisão “Sálvame”.

O comentário de Laura Pausini

Foi nos Premios Dial em Santa Cruz de Tenerife, onde várias personalidades importantes do panorama musical, que a cantora italiana Laura Pausini fez o comentário mais surpreendentes em torno da relação entre Rivera e Malú. “Muito bem, muito bem para ela. O que interessa se ela está apaixonada? A menina quer foder. Está tudo bem. Bravo Malú!”

A resposta da cantora — que a 14 de março recebeu um dos prémios Dial pelo trabalho “Hazte Sentir” — está completamente isenta de opinião política. A cantora não sabia quem era Rivera. “Juro que não o conheço. Não sem quem é. Podem mostrarem uma foto”, disse.

Desaparecida e reaparecida em combate

Desde que a revista “Semana” publicou a tal edição que confirmava a relação — e que fez com que a imprensa espanhola não falasse noutra coisa — a cantora afastou-se das redes sociais. Mas abriu uma exceção: no seu 37.º aniversário, a 16 de março, publicou uma fotografia a segurar num bolo de anos. A última publicação tinha sido a 8 de março, a propósito do Dia da Mulher, a 8 do mesmo mês.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]