Helena Vaz Pereira é um dos nomes mais sonantes no universo do hairstyling e da moda em Portugal. Desde 2012 que é embaixadora de L’Oréal Professionnel e é também desde esse ano que trata os cabelos da grande maioria dos modelos que desfilam nas passerelles da ModaLisboa, duas vezes por ano.

No fim de semana de 8, 9 e 10 de março, Helena volta aos bastidores do maior evento de moda da capital. A MAGG esteve com a hairstylist no backstage, num momento em que o primeiro desfile do evento, a apresentação das coleções de Sangue Novo para o próximo outono/inverno, estava prestes a começar.

Com todos os hairstylists da equipa preparados para começar a preparar os cabelos do desfile de Carolina Machado, Helena ajeitava os ganchos de uma das modelos que, dali a meia hora, iria pisar a passerelle. Foi nesse momento que começou a explicar os cuidados que são essenciais para manter um cabelo saudável e bonito.

“Hidratar, acima de tudo”, é o conselho principal da hairstylist, fundadora do salão Griffehairstyle, no Chiado. “Um cabelo saudável é o mais importante e uma das coisas que mais digo às minhas clientes é que, se tiverem um cabelo bem hidratado e cuidado, conseguem fazer tudo. Caso contrário, fica mais difícil.”

Helena explica que, de forma a conseguir o resultado que pretende, isto é, um cabelo bonito, saudável, cheio de força e brilho, é muito importante que se procure os conselhos de um bom profissional e que, acima de tudo, ele conheça o seu cabelo.

“Ter uma relação de confiança com o hairstylist é muito importante, assim como ter o aconselhamento certo”, reforça a embaixadora de L’Oréal Professionnel. “É fundamental fazer um bom diagnóstico e encontrar um profissional que aconselhe os produtos certos para cada tipo de cabelo, tanto o champô como o condicionador ou a máscara.”

Claro que, todos os cuidados não passam apenas pelo que se faz no salão, embora Helena refira que, no caso de o cabelo estar muito danificado, é crucial fazer um tratamento que devolva vida ao cabelo.

O Bounce & Tender e o Liss Control são dois dos produtos que Helena recomenda.

“Se o cabelo estiver mesmo muito cansado, tiver tratamento químico ou fizer muito styling, aplicar um tratamento recomendado pelo hairstylist uma vez por semana ou a cada duas semanas”, explica. “Depois disso, e quando o cabelo já estiver equilibrado, passar a fazer só uma vez por mês.”

Quanto a tratamentos, Helena recomenda a linha Pro Fiber de L’Oréal Professionnel que existe em dois níveis, Reconstruct e Re-Create. Ambos podem ser usados em casa, algo que Helena recomenda que se faça com frequência.

“É importante ir ao salão, fazer tratamentos, cortar o cabelo de dois em dois meses, mas também é fundamental ter sempre um kit em casa de champô, condicionador ou máscara que seja indicado para cada tipo de cabelo”, explica. “Às vezes aconselho as minhas clientes a dormirem com uma máscara para deixar a fazer efeito durante a noite e, de manhã, lavarem o cabelo. É fantástico.”

Claro que, como explica, tudo passa pelos cuidados que cada um tem no dia a dia. A alimentação, assim como a água, têm um papel muito importante na saúde do cabelo.

Três looks de Maria Cerqueira Gomes para assistir aos desfiles da ModaLisboa

“O estado do cabelo é como a pele, vem de dentro”, diz Helena. “Claro que há fatores externos como a poluição, por exemplo, mas sem uma boa alimentação e sem beber bastante água, o cabelo não fica bem cuidado. Se a pessoa estiver saudável, o cabelo também está.”

Os cuidados, explica, são fundamentais, mas o styling acaba por funcionar como uma ferramenta, que deve ser, claro, adaptada a cada tipo de cabelo.

“Quem tem o cabelo muito frisado deve usar um produto para combater este efeito, como o Fix Anti-Frizz de L’Oréal Professionnel”, explica. “Já quem tem o cabelo ondulado deve apostar num produto como o Bounce & Tender da gama Dual Stylers, por exemplo.”