Fizemos o teste: passámos uma tarde inteira à procura da Momo no YouTube e no YouTube Kids

É uma das loucuras do momento e tem deixado muitos pais preocupados. Haverá mesmo vídeos a incentivar crianças ao suicídio? Fomos procurar.

O Momo Challenge surgiu inicialmente em 2018

Depois de ter aparecido em 2018 no WhatsApp, e de ter deixado pais e adolescentes amedrontados e preocupados, o Momo Challenge — que consiste em incentivar crianças e jovens a automutilarem-se ou a suicidarem-se — está de regresso, mas desta vez no YouTube.

Já foram várias as notícias de crianças (e pais) que, um pouco por todo o mundo, têm contado como se cruzaram com a Momo no Youtube. A história inicial é sempre a mesma. A criança enquanto navegava no YouTube ou no YouTube Kids era confrontada com um vídeo aparentemente normal da “Porquinha Peppa”, de jogos como “Fortnite” ou “Minecraft” ou até de abertura de brinquedos como L.O.L. Surprise Dolls ou Kinder Surpresa.

No entanto, no meio do vídeo aparecia a figura de Momo, desafiando o espectador daquele vídeo ou para se magoar ou para se matar, dizendo ainda que se contasse a alguém, a Momo faria mal à sua família. Se há muitos pais e crianças que afirmam terem visto os vídeos assustadores de que toda a gente fala, há um grande número de utilizadores que têm em vão procurado por vídeos semelhantes aos que de que se tem falado, mas sem sucesso.

Vários têm sido os utilizadores de redes sociais que afirmam ter passado algum tempo à procura deste vídeos online mas que não conseguiram encontrar nenhum exemplo. Na rede social Reddit, foram muitos os que disseram não encontrar os vídeos de que toda a gente fala no YouTube. O utilizador Nalwoir, que afirma trabalhar numa instituição de educação e proteção de menores, afirma que não existem provas de que estes vídeos tenham alguma vez sido colocados na plataforma, chamando ainda à atenção para criação de um “pânico moral”.

Já na rede social Twitter, a utilizadora biancatorres, partilhou um vídeo onde se pode ver a avó do seu filho a questionar o menino se terá visto Momo no YouTube. Angel nega conhecer a foto de Momo e diz que nunca viu tal figura nos seus vídeos do Youtube.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]