O seu nome verdadeiro é Orpah e adora pipocas com trufas. 65 factos sobre Oprah Winfrey

Está noiva desde 1992, tem cinco cães e já foi processada por um grupo de produtores de vacas. Oprah faz 65 anos esta terça-feira.

Oprah Winfrey nasceu a 29 de janeiro de 1954

Getty Images

Quando falamos em Oprah Gail Winfrey, pensamos numa mulher forte, determinada e capaz de tudo para realizar os seus sonhos. Não estamos enganados. Nascida a 29 de janeiro de 1954, é filha de uma mãe adolescente e viveu os primeiros anos de vida em pobreza extrema, numa área rural do Mississipi, Estados Unidos. Com uma infância e adolescência conturbada, Oprah lutou muito para chegar até onde chegou.

Conhecida por quebrar barreiras, hoje Oprah Winfrey é uma aclamada apresentadora de televisão, produtora, atriz e defensora dos direitos humanos. Sendo um ídolo adorado em todo mundo, reunimos 65 factos sobre a vida de Oprah Winfrey..

1. Oprah Winfrey é do signo aquário.

2. A apresentadora foi na verdade registada como Orpah, nome inspirado numa personagem bíblica. Mas como todos pronunciavam mal o seu nome, a apresentadora acabou por aceitar Oprah.

3. Viveu parte da sua infância com sua avó materna, Hattie Mae Lee.

4. Com apenas 3 anos aprendeu a ler.

5. Na igreja que frequentava tinha alcunha de The Preacher (a pregadora) pois sabia recitar alguns versículos da bíblia de cor.

6. A sua família era tão pobre que chegou a usar roupa feita de sacas de batatas.

7. Aos 6 anos foi viver com a sua mãe para o Milwaukee.

8. Enquanto viveu com a mãe, sofreu vários abusos sexuais por parte de um primo, um amigo de família e do namorado da mãe.

9. Oprah teve ainda dois meios irmãos da parte da mãe. Jeffrey morreu em 1989 com SIDA. A irmã Patrícia morreu com uma overdose em 2003.

10. Devido à sua rebeldia, Oprah foi viver com o pai para o Tennessee.

11. Em 1968, com apenas 14 anos, Oprah foi mãe de um rapaz que nasceu prematuro. Canaan viria a falecer pouco tempo depois.

12. Desde os 15 anos que mantém um diário, onde escreve todos os dias.

13. Quando ainda era adolescente teve uma pequena paixoneta por Jackie Jackson dos Jackson 5.

14. A sua carreira começou numa rádio local em Nashville, onde lia as notícias.

15. Oprah venceu o concurso de beleza Miss Black Tennessee Beauty Peagent em 1971, quando tinha apenas 17 anos.

Oprah em 1971, com 17 anos.

Pinterest/ Sofia

16. Apesar da sua infância conturbada, Oprah foi uma ótima aluna durante o secundário. Foi eleita a Rapariga Mais Popular, terminou o secundário no quadro de honra e fez parte da equipa de debate.

17. Após ter vencido um concurso de oratória, Oprah conseguiu uma bolsa de estudo para Tennessee State University, onde estudou Comunicação.

18. Oprah foi a primeira mulher negra (e a mais nova de sempre) a trabalhar como pivô na WLAC-TV em Nashville.

19. Oprah e Gayle King conheceram-se em Baltimore. Ficaram melhores amigas depois de passarem juntas uma grande tempestade que atingiu a cidade.

Gayle King e Oprah Winfrey

Cooper Neill

20. Após sete meses e meio a trabalhar como repórter em Baltimore, Oprah foi despedida. Segundo um produtor da estação local de televisão, a apresentadora tinha um lado muito emotivo, pois envolvia-se demasiado nas histórias das reportagens que fazia.

21. Enquanto ainda era pivô de televisão, Oprah Winfrey fez uma permanente que correu mal, tendo ficado sem metade do seu cabelo antes de entrar em direto.

22. Oprah apresentou um concurso de televisão. “Dialing for Dollars” era transmitido apenas em Baltimore e consistia em ligar, de forma aleatória, para números de telefone e pedir à pessoa que atendesse que facultasse uma password, previamente dada no início do programa. Se acertasse ganhava um prémio.

23. Em 1983, Oprah Winfrey soube que em Chicago estavam à procura de uma pessoa para apresentar o programa das manhãs da estação local WLS-TV. A apresentadora enviou uma cassete com a sua audição e logo no início de 1984 estava a apresentar o AM Chicago.

24. Foi durante um encontro amoroso com o crítico de cinema Roger Ebert que este a convenceu a sindicar o seu talkshow, para que fosse transmitido a nível nacional.

25. Oprah foi nomeada para um Óscar de Melhor Atriz Secundária em 1986 pelo seu papel de Sofia no filme “A Cor Púrpura”. No entanto, perdeu para a atriz Anjelica Huston (“A Honra dos Padrinhos“).

26. A 8 de setembro de 1986, foi para o ar “The Oprah Winfrey Show”. Durante a primeira temporada, Oprah fez a última entrevista ao pianista Liberace, seis semanas antes de ele morrer.

27. Oprah bebe todos os dias um Masala Chai.

28. A apresentadora teve aulas de canto para gravar uma das versões do genérico do seu programa de televisão.

29. Oprah Winfrey namora desde 1986 com Stedman Graham. Embora Graham a tenha pedido em casamento em 1992, nunca oficializaram o matrimónio.

Stedman Graham e Oprah Winfrey

Getty Images for Robin Hood

30. Oprah teve sempre problemas em manter um peso saudável. Para celebrar o sucesso de mais uma dieta, levou para estúdio um pequeno atrelado com 30 quilos de gordura, que correspondia ao peso que tinha perdido.

31. Após 14 anos sem dar entrevistas, Michael Jackson acedeu ser entrevistado por Oprah Winfrey, em 1993. Esta entrevista foi dos programas mais vistos de sempre na televisão norte-americana.

32. Em 1994, Oprah correu a Marine Corps Marathon de Washington D.C.. Demorou 4h29.

33. Depois de ter dito num dos seus programas que tinha deixado de comer hambúrgueres por causa da doença das vacas loucas, em 1996, Oprah foi processada por um grupo de produtores de vacas do Texas — alegaram que as suas declarações os tinha levado a perder cerca de 9 milhões de euros. Oprah acabou por vencer o processo.

34. Em 1997, Oprah seguiu Tina Turner em digressão, entre Houston e Nova Iorque, e realizou um dos seus maiores sonhos: cantou e dançou num concerto ao vivo Los Angeles, ao lado de um dos seus ídolos.

35. Em 1998 produziu e participou em “Amada”, um filme de terror baseado num livro da escritora Toni Morrison, a primeira mulher afro-americana a vencer o prémio Nobel da Literatura. Apesar de toda a promoção feita pela apresentadora, o filme acabou por ter um prejuízo de cerca de 26 milhões de euros.

36. Foi a primeira mulher afro-americana a ser capa da “Vogue”, depois de aceitar o desafio de Anna Wintour para perder nove quilos.

Vogue

37. A apresentadora decidiu não ter filhos por achar que não seria uma boa mãe.

38. Após ter vencido um prémio carreira nos Emmys em 1998, Oprah nunca mais submeteu nenhum dos seus trabalhos ao júri. No entanto, o “The Oprah Winfrey Show” continuou a ser nomeado e distinguido nas categorias técnicas.

39. Entre 1999 e 2000, Oprah foi professora universitária na Universidade de Northwestern, onde ensinou Dinâmicas de Liderança.

40. Desde 2000 que tem a sua própria revista, a “The Oprah Winfrey Magazine”, também conhecida por “O”.

41. Oprah Winfrey está registada como filha de Vernon Winfrey, um mineiro que mais tarde chegou a deputado municipal. Em 2003, Noah Robinson, um agricultor e veterano de guerra da Segunda Guerra Mundial, anunciou em público que era o pai biológico de Oprah. Esta recusou fazer qualquer teste de paternidade.

42. Embora em 2004 tenha oferecido um Pontiac G6 a todos os presentes na audiência, os vencedores do famoso prémio tiveram de pagar 5.253€ em impostos.

43. Vários artistas como Paul SimonQuincy JonesPatti LaBelle escreveram genéricos para o seu famoso talkshow.

44. Celine Dion e Chris Rock foram as celebridades que mais vezes participaram no “The Oprah Winfrey Show”, com 27 e 25 participações, respetivamente.

45. Em 2006, a apresentadora fez um teste de genética e ficou a saber que sua origem é 89% da África subsariana, 8% nativo-americana e 3% asiática.

46. Oprah Winfrey sempre teve medo de furar as orelhas. No seu 51.º aniversário, encheu-se de coragem e colocou um brinco em cada orelha.

47. Oprah Winfrey foi uma das produtoras da versão musical de “A Cor Púrpura”, que estreou na Broadway em 2005. Com o revivalismo da peça em 2015, Winfrey ganhou um Tony Award.

48. Oprah Winfrey foi a primeira mulher negra a figurar como bilionária na lista da revista “Forbes”.

49. Em 2007, fundou uma escola para meninas desfavorecidas na África do Sul.

50. Oprah elabora quase todos os anos uma lista com as suas coisas preferidas. Na Oprah’s favorite Things List, já incluiu artigos como um casaco da Burberry ou uma tarte de lima, mas também já sugeriu alguns presentes insólitos como chinelos felpudos ou ossos de brincar para cães, com ligação ao smartphone dos donos. Em 2007, sugeriu os sabonetes da marca portuguesa Claus Porto.

51. Em 2009, Winfrey ofereceu a todos os seus trabalhadores um cruzeiro pela Europa.

52. Em 2010, Oprah descobriu que tinha uma meia irmã. Patrícia foi dada para adoção em 1963 pela sua mãe Vernita. Em 2011, Oprah contou esta história no seu talkshow.

53. Ao fim de 25 temporadas, o “The Oprah Winfrey Show” terminou. O programa teve 4.561 episódios e foi transmitido em 149 países.

54. Oprah criou o seu próprio canal de televisão. OWN (Oprah Winfrey Network) começou a transmitir em 2011 e tem uma programação composta por séries, talkshows e reality shows.

55. Ao longo da sua carreira, Oprah desmentiu vários rumores sobre uma suposta relação com a sua melhor amiga Gayle King.

56. Em 2014, foi nomeada para um BAFTA pela sua participação no filme “O Mordomo”, onde encarnou Gloria Gaines, a esposa do mordomo Cecil, interpretado por Forest Withaker.

57. Oprah Winfrey tem cinco cães e é ela que os treina.

58. Ao longo de vários anos, Oprah Winfrey ajudou a lançar as carreiras televisivas de Dr. Phil McGraw, um psicólogo especializado em comportamentos e relações humanas, Dr. Oz, um cirurgião cardiotorácico, conhecido pelos vários conselhos médicos, e de Nate Berkus, um designer de interiores.

59. Um dos prazeres proibidos de Oprah Winfrey é comer pipocas com óleo de trufas.

60. Oprah Winfrey revelou que a pior entrevista que alguma vez fez foi a Elizabeth Taylor. Momentos antes da entrevista, a atriz inglesa pediu-lhe que não fizesse nenhuma pergunta sobre a sua vida amorosa, deixando a apresentadora sem saber o que questionar a uma mulher que tinha sido casada sete vezes. Mais tarde, Taylor pediu desculpa e confidenciou-lhe que naquela altura sofria de dores horríveis nas costas e nas ancas.

Oprah no casamento real do Príncipe Harry e Meghan Markle, a 19 de maio de 2018

AFP/Getty Images

61. Para além dos vários prémios que recebeu ao longo da sua carreira televisiva, Oprah foi distinguida várias vezes pelo trabalho humanitário, tendo recebido ainda Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos de Barack Obama, em 2013.

62. Oprah já dobrou alguns filmes de animação. Deu voz a Eudora, a mãe de Tiana, em “Princesa e o Sapo”, à juíza Bumbleton, em “A História de uma Abelha”, e à Gansa Gussy, em “A Teia da Carlota”.

63. 50 Cent, em homenagem à apresentadora, deu o nome de Oprah à sua cadela e de Gayle à sua gata.

64. A apresentadora norte-americana faz meditação todas as manhãs.

65. Nas traseiras da sua casa em Santa Bárbara, tem um pequeno jardim onde gosta de se sentar a ler um livro. No jardim estão plantados 12 carvalhos que representam os 12 apóstolos de Jesus Cristo.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]