As 5 aplicações que mais uso para o meu Instagram

Que filtro é este? Que aplicação usas para os teus InstaStories? Como fazes esse efeito vintage nos teus vídeos? Partilho tudo aqui.

Quero partilhar alguns segredos sobre o meu Instagram

Carla Oliveira

Ainda não conseguiram encontrar aquele filtro para os vossos vídeos que ajuda a disfarçar as poucas horas de descanso? Aquela aplicação que vos ajuda a organizar o vosso Instagram? Ou a forma mais engraçada de fazerem InstaStories?

Recebo com muita frequência mensagens vossas a perguntar como edito, que filtro uso, que aplicação uso. Pensei que fosse mais simples centrar tudo neste artigo. Ora bem: existem cinco aplicações que não dispenso para editar os meus conteúdos.

  • O Lightroom, da Adobe, é imprescindível para as minhas fotografias. Depois de explorar a aplicação, criei os meus próprios presets (aquilo a que muitos de vocês chamam de filtros para edição de fotografias) e assim asseguro-me de que utilizo (mais coisa menos coisa) as mesmas características de edição (cores, exposição, contraste, saturação, temperatura, vibração, matiz) em todas as minhas fotografias. É uma forma de conseguir um instagram coerente e homogéneo. No fundo, para ter a minha própria linguagem e identidade de fotografia. Além disso, tanto podem editar no telemóvel como no computador, porque o conteúdo em causa fica guardado em qualquer dispositivo. 
  • Se a app anterior era mais adequada para os posts de fotografias, esta que vos irei sugerir agora é a que uso mais para os InstaStories: a 8mm. Não só tem inúmeros filtros para as fotografias, como há toda uma panóplia de sons que podem aplicar em diferentes ficheiros. É uma aplicação com um look muito vintage, foi por isso que gostei logo dela — do género “cena de filme antigo”. Infelizmente ainda só está disponível para quem tem iPhone.
  • Escolhido o melhor filtro, está na hora de enquadrar as minhas fotografias. E, quando chega a este momento, a minha escolha vai para a Unfold. Associado a redes sociais, se há sitio onde eu perco tempo é nos InstaStories. Gosto que fiquem esteticamente apelativos, com tipos de letras diferentes e cores giras. Gosto de contar uma história e isso requer muita dedicação. Nesta aplicação há dezenas de molduras para ornamentarmos o que precisamos, mas também diferentes modelos que permitem fazer colagens. Se são como eu e gostam que fique tudo muito coerente, vão adorar esta app porque nos permite organizar os InstaStories de forma a que a mensagem que queremos comunicar seja transmitida com mais facilidade. Preparem-se: assim que começarem a utilizar a Unfold, vão surgir logo novas ideias e vão ficar com mais vontade de criar novos conteúdos.
  • Já no que diz respeito aos vídeos, sabemos que, se os queremos publicar nos InstaStories, estes não podem ter mais do que 15 segundos, certo? Assim, a Cutstory é a solução ideal. A função é, nada mais nada menos, a de cortar os ficheiros e dividi-los em vídeos mais curtos. Por exemplo, quando gravamos um vídeo de alguém a falar que ficou com um minuto e pensamos: não acredito que agora vou ter que andar aqui horas a cortar este vídeo para o conseguir publicar no InstaStories. Com esta aplicação, deixem-me esclarecer-vos: não são vocês que vão cortar o vídeo. Basta inserirem o vídeo na aplicação e ela faz tudo isto sozinha. Basta definirem o tempo de duração que desejam. Assim, tal como eu, não se arriscam a perder alguma parte, não precisam de estar atentos para o cortar naquele exato frame e não fica editado de forma estranha, como um amador faria. 
  • Finalmente, há que organizar o feed do Instagram com o InpreviewEsta aplicação é fundamental para quem dá importância ao aspeto geral do feed. Se são daquelas pessoas que, assim que entram no Instagram de alguém, olham logo para o feed, esta vai ser a vossa aplicação de sonho. Por exemplo, eu gosto de brincar com as cores, ter uma altura em que aposto mais nos tons rosas, depois nos tons azuis; costumo alternar fotografias minhas com fotografias de detalhes; tento sempre alternar planos fechados com planos mais gerais, para que se torne mais apelativo a quem costuma visitar a minha página. Assim, através do Inpreview posso planear o meu feed e não preciso de esperar até publicar uma fotografia ou vídeo, para ver se vai ou não ficar bem. E quando não fica, apagar logo e ir por tentativa-erro até ficar bem (antigamente fazia assim, é um pesadelo!). Com esta aplicação, conseguimos carregar ficheiros de diferentes pastas, esconder uma fotografia para ver como ficaria, ou também trocar a ordem das mesmas. Basicamente, tudo é possível.  No fundo é um rascunho e um planeamento do Instagram e das publicações que queremos vir a fazer.

Pronto, agora já sabem alguns dos meus segredos. Explorem primeiro as aplicações, testem diferentes cenários e não esperem um resultado imediato. Quem faz das redes sociais uma profissão, ou pretende fazê-lo, precisa mesmo de ter muita paciência e tempo para descobrir as melhores soluções.

Texto de Maggie, fotografia de Carla Oliveira.
Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]