O leite de vaca começou a ser escorraçado de várias dietas. Há vários argumentos, que podem coexistir: porque não se dão bem com a proteína que ele contém, porque estão a abandonar a alimentação que inclui produtos de origem animal, porque a industria maltrata as vacas, enchendo-as de hormonas, e ainda porque mais nenhum mamífero, além dos humanos, continua a beber leite depois da infância.

As bebidas de origem vegetal ganharam, com isto, terreno e protagonismo. Mas aqui é preciso separar as coisas: um não substitui o outro, porque os ingredientes são diferentes e os nutrientes absolutamente distintos. Quem bebe um copo de leite de vaca está a consumir proteína e cálcio, dois componentes que não aparecem nesta outra opção (exceto nos embalados, que são enriquecidos com cálcio).

Seja de amêndoa, de aveia, de arroz ou de coco, é crucial perceber que a maioria dos pacotes que se vendem no supermercado têm açúcar, muitas vezes óleo de girassol e aditivos artificiais. Se é fã destas bebidas, deverá, das duas uma: analisar bem o rótulo, fazendo a escolha menos nociva possível, ou, melhor ainda, prepará-la em casa. A vantagem? Só precisa de dois ingredientes: água e amêndoas (no caso da bebida com sabor a este fruto seco), de acordo com a receita da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia“.

Receitas. 7 molhos caseiros e saudáveis para juntar a pratos de massa

Ingredientes:
1 copo de amêndoas sem pele
6 copos de água

Modo de preparação:
Num recipiente colocar as amêndoas e três copos de água. Demolhar as amêndoas durante a noite ou pelo menos durante seis horas para ficarem com uma textura mais suave, macia (se apertar vai poder quebrá-las facilmente com as mãos).
Deverá descartar a água resultante e passar as amêndoas embebidas para a liquidificadora ou outro robot de cozinha que permita triturar juntamente com os restantes 3 copos de água.
Triture durante 30 segundos a 1 minuto (dependendo da potencia do seu aparelho). Deverá obter uma textura homogénea e cremosa, sem porções de amêndoa inteira.
Passar o resultado final por um filtro, vertendo para outro recipiente.

Como conservar?
Armazenar num recipiente fechado e reservar no frigorífico. Como não tem aditivos — ao contrário das bebidas que se compram no supermercado — é normal que a bebida se separe em partes diferentes. Por isso, antes de consumir, deverá agitar. Terá a duração de cerca de três a cinco dias se refrigerado.