Os imperadores romanos estudavam os mapas astrais dos adversários em momentos de guerra, mas a ciência moderna excluiu a astrologia dos seus domínios depois de não passar pelas etapas do método científico (observação, pergunta, hipótese, experimentação e conclusão).

A primeira noção das constelações foi supostamente construída pelos caldeus, que habitavam as planícies ao sul da Mesopotâmia. Muitos povos acreditavam que a posição dos astros definia a personalidade e o futuro dos indivíduos mas o primeiro registo de mapa astral foi feito pelo rei Sargão I da Babilónia, em 2.350 a.C. Os gregos associaram os conceitos dos quatro elementos (terra, fogo, água e ar) e utilizaram a astrologia com ferramenta para prever grandes eventos, como guerras, desastres naturais e datas de colheita.

A astrologia moderna é descendente desta história e é mais complexa que o horóscopo do seu jornal diário. Esta estuda a posição de 10 astros distintos: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Vénus, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão. O zodíaco é dividido em 12 casas, os signos, e cada um é regido por um planeta, associado a um dos elementos. Alguns  dos signos são conhecidos por serem simpáticos, como Peixes ou Aquários, outros, são mal amados, como Gémeos ou Carneiro, contudo o mapa astral é bem menos linear do que isto. Por isso, reunimos cinco aplicações sobre astrologia que prometem ajudá-lo a entender melhor este assunto.

5 aplicações que o vão ajudar a perceber tudo o que aconteceu na sua cabeça ontem à noite

Horos – Mapa Astral

Esta aplicação está disponível tanto para Android como iOS e será um sucesso no seu próximo jantar de amigos. Com a data e hora de nascimento terá rapidamente o mapa astral e descrição detalhada de cada astro e casa. Para além disso, existe um horóscopo diário com informações sobre a vida pessoal, emoções, profissão, saúde e família.

Venus – Horóscopo e Mapa Astral

A aplicação traça e interpreta o seu mapa astral de forma muito detalhada, bem como o seu horóscopo diário. Posição dos planetas, aspetos planetários e até carreira/dinheiro são aspetos esmiuçados (e gratuitos), mas só para Android.

The DailyHoroscope

Tem conteúdo atualizado todos os dias com informações sobre o seu horóscopo diário, semanal e mensal, bem como fornece informações sobre a compatibilidade entre signos do zodíaco. Além disso, a app disponibiliza o horóscopo chinês. Para Android e para IOS.

SkyView

Se é apaixonado por estrelas e planetas, mais do que por signos, esta é a aplicação ideal para si. O SkyView permite encontrar estrelas, planetas, constelações e satélites através de um mapa 3D e acompanhar o seu movimento ao longo do tempo. Se apontar a câmara para o céu e estipular o astro que quer identificar a aplicação dá-lhe as suas informações básicas. Para além das atualizações diárias, o SkyView oferece, ainda, o alinhamento futuro dos planetas bem como de datas passadas interessantes como por exemplo 21 de dezembro de 2012 (o dia anunciado pelos Maias para o fim do mundo). No fundo, as informações disponíveis aqui serão a fundamentação do horóscopo que encontrará nas outras aplicações já mencionadas. Disponível para Android e iOS.

Full Moon Phase

Esta aplicação é para aquelas pessoas que só cortam o cabelo em fase de lua crescente. Aqui vai conseguir saber a fase atual da lua, o signo da lua atual e uma previsão astrológica de como a posição da lua nos afeta. Esta é outra forma de compreender e se informar sobre os astros e está disponível para iOS.