Grandes carreiras normalmente vêm disfarçadas de pequenos começos, e não foi diferente com um dos maiores hairstylist do país, Vasco Freitas, o cabeleireiro de quase todas as famosas do Porto.

Filho de pai barbeiro, jamais imaginou que seguiria a profissão, até porque se havia coisa de que não gostava era de ajudar o pai. Com o passar dos anos, foi começando a praticar, ganhando gosto pela profissão e descobrindo um talento natural, o que lhe valeu notoriedade. Hoje, tem uma carteira de clientes de luxo, muitos deles celebridades nacionais e internacionais.

Embaixador da marca Redken há 4 anos, Vasco Freitas trabalha diretamente com Guido Palau, diretor criativo mundial da marca. Nestes três dias de Portugal Fashion, está a controlar a equipa de hairstyling do evento. A convite da Redken, fomos até o backstage acompanhar toda a movimentação de preparação dos desfiles, descobrir truques e segredos de cabelo conhecer algumas histórias divertidas da carreira do cabeleireiro.

Durante a conversa, falou-nos sobre o seu dia a dia e como é estar sempre rodeado de celebridades como Sara Sampaio.“Um dos maiores desafios é que a Sara tem muitos cabelos, mais do que uma pessoa normal. É a única que eu preciso usar dois elásticos para prender os fios, se usar um só ele arrebenta.”.

Recordou também um dos seus trabalhos mais marcantes, num desfile da Givenchy, onde teve de criar penteados com flores pintadas com tintas neon, em centenas de modelos, criando uma verdadeira identidade para o desfile, “Ali, a arte do cabeleireiro tinha de estar presente. Se o cabeleireiro não fosse artista, aquilo nunca na vida saía”.

A sua ligação emocional à Redken já vem de há muitos anos, mesmo antes de se tornar parceiro de trabalho da marca. Foi uma das primeiras empresas que apoiou e acreditou no seu trabalho como artista de cabelos. Para ele, é uma marca que não se resume ao universo da beleza, que entra pelo da moda. “Usei sempre a marca como se fosse aquela T-shirt que eu mais visto em qualquer altura.”

Os truques deles para terem um cabelo super cool

Olhando para a sua carreira, pedimos a Vasco Freitas para nos contar quais foram as cinco coisas mais engraçadas e surpreendentes que aconteceram durante a sua carreira, que inclui desfiles em toda a Europa, com os estilistas mais importantes do mundo da moda. Ele aceitou, e só não conseguiu parar de rir enquanto recordava cada episódio.

01. A modelo que levou laca nos sapatos e foi a tirar tinta do chão

Na preparação de um desfile, uma manequim pediu-lhe para colocar laca nos saltos altos para não escorregar. Vasco aceitou. Só se esqueceu de lhe dizer que ela tinha de esperar até a laca secar, e só depois poderia desfilar. Resultado? A modelo entrou na passadeira com os sapatos a colar e acabou por ir o caminho todo a descolar a tinta do chão.

02. Esteve numa sala com Irina Shayk nua

Vasco estava a preparar a top model numa sala, enquanto ela se arranjava. Até que ela teve de tirar a roupa para vestir um corpete e durante uns momentos ficou totalmente despida. “Foi uma sorte engraçada. A Irina nua só para mim num quarto. Não é desinteressante.”

03. A carga de nervos por causa do gel no cabelo

Num desfile muito importante, uma das coisas proibidas no briefing era o uso de gel nos cabelos dos manequins. Mas a mensagem não chegou a todos. Logo na primeira meia hora, Vasco viu um dos seus assistentes a despejar uma embalagem de gel inteira na cabeça do manequim. “Foi uma daquelas vezes em que ficamos aos pulos, de tão nervosos, tão malucos”.

04. O cabelo que encolheu 10 minutos antes de o desfile começar

O cabelo na água encolhe, ainda mais se for muito encaracolado, ou num estilo afro. Num desfile onde estava a trabalhar, o briefing apontava para cabelos muito lisos. Usou, por isso, um spray de brilho muito aquoso, 10 minutos antes de o desfile começar. O penteado transformou-se completamente, ondulou, e a modelo teve mesmo de entrar assim na passerelle. Era a única, diferente de todos os outros manequins.

05. Acabou a gasolina do barco onde estava com Cate Blanchett

Vasco estava em Veneza para a antestreia do filme “Nasce uma Estrela”, protagonizado por Lady Gaga e Bradley Cooper. Num dos trajetos pela cidade, foi num barco com algumas vedetas internacionais, como Cate Blanchett. “íamos todos muitos chiques, a vestir marcas caras, até que a gasolina do barco acabou. Tivemos de passar de um barco para o outro, com saltos altos e tudo”.  Neste mesmo dia, a apresentação do filme foi interrompida por uma tempestade que invadiu a cidade de Veneza, seguida de vários relâmpagos.

Vasco Freitas a preparar a MAGGIE, blogger da MAGG, para o segundo dia de Portugal Fashion

Carla Oliveira