Estamos numa fase em que tudo gira à volta do conceito de mulher real, seja ele o que for. Elas são estrelas de campanhas publicitárias, e até de desfiles, mas a verdade é que no que diz respeito a eventos como a ModaLisboa, as modelos de quase 1,80m e com perto de 50kg, continuam a dominar as passereles. Até porque também elas são mulheres reais.

Mas e o que é preciso para manter um corpo sempre pronto para um desfile ou uma sessão fotográfica, tanto vestidas, como de biquíni, em qualquer dia do ano? Cinco modelos contaram à MAGG quais são afinal os truques para estarem sempre em forma.

Milena Cardoso, 32 anos

Milena Cardoso é uma das modelos mais requisitadas em Portugal

Quem é minimamente atento a eventos ou revistas de moda, conhece a cara desta modelo. Vive em Nova Iorque, mas não falta às semanas de moda portuguesas. Um dos motivos do seu sucesso como manequim é a forma física, que nasceu com ela, mas que também é trabalhada. "Tenho muita sorte com a genética. Não tenho intolerância a nada, posso comer tudo. Como quase tanto quanto o meu namorado, que é 10 vezes maior que eu. Com a idade, estou a começar a ter mais cuidados, a ir mais ao ginásio, a fazer mais cardio para secar, porque o corpo muda. Não aumentei o peso, mas vejo o meu corpo a mudar, e muito de repente", explica.

Quanto ao que faz para manter a forma, Milena explica que a rotina é diferente em Portugal ou em Nova Iorque. "Tento ir ao ginásio no mínimo duas vezes por semana. Depende do tempo que tiver livre para ir. Enquanto modelo, nunca é igual. Há semanas em que não consigo ir nem uma vez, mas depois há outras que consigo ir quatro. Em Nova Iorque vou quase todos os dias."

Street style. 19 fotos que provam que uma camisa branca pode ser o que basta para brilhar
Street style. 19 fotos que provam que uma camisa branca pode ser o que basta para brilhar
Ver artigo

No ginásio, prefere fazer aulas de grupo como spinning ou hot ioga, mas também faz outro tipo de exercícios. "Corro no tapete, que é uma coisa que me faz sentir logo diferenças no corpo, faço burpees, abdominais, prancha, lunges, jumping jacks, tudo sem intervalos. Fico no mínimo uma hora no ginásio." Spinning é o exercício preferido da modelo, e a prancha é o que menos gosta.

Joana Castro, 27 anos

Joana Castro apesar de ser do Porto, passa bem sem os pratos típicos da cidade

Joana Castro é outra das caras que estamos habituados a ver tanto na ModaLisboa como no Portugal Fashion, e que facilmente reconhecemos pelo cabelo ruivo. É alta e magra, como a maioria das modelos, mas acredita mais no trabalho do que na genética. "Faço desporto desde pequenina, já pratiquei várias modalidades. Durante a faculdade ia muito ao ginásio, fazia musculação e aulas de grupo e agora, que trabalho a tempo inteiro, além da moda, comecei a praticar muay thai, que se tornou um vício."

Tenta ir treinar pelo menos duas vezes por semana, mas o que considera ideal é ir de segunda a sexta-feira, e fazer aulas com perto de uma hora e meia. "Faço circuitos de musculação com o meu mestre, agachamentos, lunges, sempre com peso, e salto à corda. São circuitos de três minutos muito intensos, que nos obrigam a estar focados. É corpo e mente."

A modelo portuense sente muita diferença no corpo quando o compara aos tempos em que estudava e praticava mais desporto. "Estava sempre mais magra e seca, e com a barriga e ombros mais definidos. A modelo gosta de fazer exercícios como pastrons e sparring, e não gosta de correr.

Joana Hamrol, 30 anos

Joana Hamrol acredita que a postura é muito importante para no momento do desfile

É uma das modelos que fazem ModaLisboa há mais tempo e, por isso, tornou-se numa referência para vários estilistas. É cuidadosa com a imagem e dá muita importância ao desporto e alimentação. "Costumo ir quatro vezes por semana ao ginásio. Não vou todos os dias, porque acho que desgasta demasiado o corpo. Já fiz ioga, agora faço kickboxing e estou a adorar. Fico com muito mais resistência, força, mais tonificada, e noto efeitos em todo o corpo. Faço sempre uma hora de treino de kickboxing, ou se for ao ginásio, fico uma hora e meia.

Mas não são os únicos exercícios que a modelo faz. Uns dias antes de marcar presença em alguma semana de moda, Joana Hamrol gosta de fazer aulas de pilates, para ajudar na postura e aliviar a coluna dos outros exercícios mais pesados. "O exercício que mais gosto de fazer é a prancha, que consigo fazer durante dois minutos, e o que gosto menos de fazer são os burpees."

A modelo garante que come um pouco de tudo, com poucas restrições, mas acredita que beber água é o mais importante, "não bebo sumos, nem refrigerantes. Substituí tudo o que há para beber por água. E de seis em seis meses, bebo uma coca-cola, por exemplo."

Beatriz Machado, 15 anos

Beatriz Machado tem apenas 15 anos e, por isso, não pode fazer todo o tipo de exercícios

Beatriz Machado é brasileira e ainda agora está a começar, mas já desfila para os maiores designers nacionais. Por ter apenas 15 anos, os seus hábitos de exercício são diferentes dos das restantes modelos. "Não vou muito ao ginásio, porque os médicos aconselharam-me a ter cuidado pelo facto de o meu corpo ainda estar em desenvolvimento, mas no mínimo uma vez por semana eu saio para correr e saltar à corda. Treinava muay thai há uns tempos, mas fui obrigada a parar, pelo mesmo motivo."

Acredita que a genética a tem ajudado a manter um corpo mais em forma, mas ainda assim, gosta de ter uma vida ativa, e aproveita o tempo com os amigos para fazer desporto também. "Jogo volei com os amigos, de 15 em 15 dias, mais ou menos."

O que Beatriz Machado mais gosta de fazer é saltar à corda e o que menos gosta é de correr no tapete. Quando salta à corda, não tem um tempo definido. "Salto até ficar cansada, depois faço uma pausa e depois volto a saltar. Mais perto da ModaLisboa, aumento o ritmo."

Helena Sofia, 26 anos

Helena Sofia está a tirar o curso de medicina e, por isso, tem alguns cuidados extra

São cada vez mais as modelos que têm outras profissões além da moda, e muitas não têm sequer a ver com a área. Como é o caso de Helena Sofia, que está a estudar Medicina.

Para já, a modelo consegue conciliar a vida de estudante com a de manequim e ainda arranja tempo para se manter em forma, coisa que não gostava de fazer quando era mais nova. "Costumo fazer treinos semanais acompanhados e depois vou também sozinha ao ginásio, pelo menos duas vezes por semana. Faço muito exercícios de extensão, flexibilidade."

Por ter problemas de costas, Helena Sofia é acompanhada por um PT formado em fisioterapia e osteopatia, e, por isso, tem também exercícios mais adaptados. "Cada treino que faço tem 45 minutos. Uso o TRX para ajudar na postura, e não utilizo máquinas, só bola e pesos, faço exercícios para melhorar o equilíbrio, e termino com alongamentos."

Exercícios que a modelo diz não poder parar de fazer. "Quando faço menos exercício, por exemplo, quando estou em Paris ou em Milão, onde não tenho as mesmas condições, noto logo nos bíceps e na anca alguma diferença." O que mais gosta de fazer é ioga e meditação, que faz todas as manhãs, e o que gosta menos é de correr.