Os nove meses que se antecedem ao nascimento de um filho são recheados de ansiedade, medos, dúvidas e, principalmente, de muitas lágrimas — até porque as hormonas são umas sacanas para as mulheres e deixam-nos à beira de um ataque de nervos. Por isso, é sempre uma ótima ideia parar, sendo que não há dia como o domingo para se sentar em frente à televisão com um balde de pipocas e preparar-se para uma boa sessão de cinema. No fim de semana em que se celebra o Dia Nacional da Natalidade (vulgo, Dia da Grávida), relaxe, descontraia, coloque os pés (seguramente inchados) numa confortável almofada e renda-se aos seguintes seis filmes, todos com o tema da gravidez como ponto de partida.

"Três Homens E Um Bebé" (1987)

Há 30 anos, Tom Selleck e Ted Danson eram dois dos atores mais requisitados de Hollywood, o que contribuiu bastante para o sucesso desta comédia romântica. Na companhia de Steve Guttenberg, protagonizam este clássico incontornável da década de 80, que se foca num grupo de três amigos solteiros a aproveitar a vida em Nova Iorque. Porém, têm de deixar a vida louca de festas e mulheres para trás quando lhes surge um bebé à porta — literalmente.

Depois do choque inicial, os três amigos acabam por se afeiçoar à criança, apenas para serem confrontados com o regresso da mãe desta. Com humor e amor, este é um filme capaz de a levar as lágrimas, principalmente quando existem hormonas de gravidez envolvidas.

As 5 coisas mais irritantes que podem dizer a uma mulher que acabou de ser mãe
As 5 coisas mais irritantes que podem dizer a uma mulher que acabou de ser mãe
Ver artigo

"Olha Quem Fala" (1989)

É completamente impossível falar de comédias românticas dos anos 80 sem referir "Olha Quem Fala" — afinal, como resistir a um bebé querido e fofinho, com um grande sentido de humor e a voz de Bruce Willis? O filme, que conta com Kirstie Alley e John Travolta (para além de Willis), assenta na mais básica das premissas: depois de anos a tentar que o namorado deixasse a mulher, Mollie (a personagem de Kirstie Alley) descobre que está grávida, deixa o amante e foca-se em arranjar um pai decente para o seu filho. Apesar da busca que assistimos ao longo do filme, a verdade é que o príncipe encantado é encontrado logo ao inicio, quando a contabilista entra num táxi e conhece o motorista James, interpretado por John Travolta.

Esta podia ser apenas outra comédia romântica não fosse o filme mostrar o ponto de vista de alguém muito especial: o filho de Mollie, Mickey, cujos pensamentos ouvimos narrados com a voz de Bruce Willis, que dá ao bebé uma personalidade sarcástica e hilariante.

"O Pai da Noiva II" (1995)

Em 1991, assistimos ao esforço de George Banks (Steve Martin) para que a filha tivesse o casamento perfeito. Quatro anos depois, chega a segunda parte desta comédia, desta feita a acompanhar a família Banks enquanto se prepara para receber o primeiro neto — e não só.

Depois de uma pequena crise de meia-idade de George, que potenciou uma noite de amor inesperada, Nina (Diane Keaton) descobre que está grávida pela terceira vez, ao mesmo tempo que a sua filha mais velha. E quando se preparava para ser avô, George vê a sua vida dar uma volta de 180º com a chegada de um filho depois dos 50 anos.

"Nove Meses" (1995)

A meio da década de 90, Hugh Grant e Julianne Moore protagonizam esta comédia sobre o pânico de um futuro pai quando confrontado com a gravidez da namorada. Simon, a personagem de Hugh Grant, tem pavor a compromissos e está feliz com a relação descontraída que mantém com Rebecca (Julianne Moore) — mas tudo muda quando esta descobre estar grávida e Simon é obrigado a perceber se o casal tem ou não futuro. Com muitos percalços à mistura, o filme acompanha a jornada de nove meses que transformam o protagonista, que começa como um namorado pouco atento, e se transforma num pai dedicado.

"O Que Se Espera Enquanto Se Está à Espera" (2012)

Num filme recheado de estrelas, de Jennifer Lopez a Cameron Diaz e até ao brasileiro Rodrigo Santoro, esta produção norte-americana foca-se na jornada de vários casais e mães, todos ansiosos pela chegada dos futuros filhos. De gravidezes acidentais a processos de adoção, a comédia mostra o que acontece nos meses anteriores ao nascimento de um bebé e tudo o que este processo muda na nossas vidas, bem como as diferentes situações caricatas próprias de uma gestação.

Como 8 séries esconderam a gravidez das protagonistas
Como 8 séries esconderam a gravidez das protagonistas
Ver artigo

"O Bebé de Bridget Jones" (2016)

15 anos depois de termos conhecido Bridget Jones, a personagem mais carismática de Renée Zellweger (que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Atriz na cerimónia de 2001) regressou e, desta vez, não veio sozinha. No último filme da trilogia, Bridget está novamente solteira e numa situação bastante peculiar — está grávida e não sabe quem é o pai do futuro filho. Pode ser Jack, o charmoso norte-americano interpretado por Patrick Dempsey, ou Mark Darcy (Colin Firth), a sua paixão de longa data.