Parece que foi ontem que anunciaram o regresso de Star Wars com uma nova trilogia, após a última (entre 1999 e 2005) ter desiludido grande parte dos fãs. Em 2015, "O Despertar da Força" foi recebido de braços abertos e aclamado pelos críticos. Em 2017, "Os Últimos Jedi" gerou opiniões mistas entre os mais aficionados, mas não se pode dizer que não haja uma grande antecipação pelo "Episódio IX", que ainda não tem um título oficial, pois este vai marcar o fim de mais uma trilogia e da saga Skywalker.

Após a saída de Colin Trevorrow da cadeira de realização, J.J. Abrams foi anunciado como sucessor, com a vantagem de já estar familiarizado depois de ter realizado o "Episódio VII".

Mas há mais. Isto é tudo o que já se sabe sobre "Star Wars: Episódio IX".

Qual é o elenco?

Para um verdadeiro fã, não é difícil perceber quem estará de volta. No entanto, caso haja duvidas, o site oficial da saga anunciou todos os atores que irão regressar, sendo eles: Daisey Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong'o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Joonas Suotamo e Billie Lourd. Quanto às caras novas, entre elas estão Naomi Ackie, Richard E. Grant e Keri Russell. Vamos ver ainda os veteranos Mark Hamill, Anthony Daniels e Billy Dee Williams que irá retomar o seu papel como Lando Calrissian.

Através do uso de filmagens que não foram utilizadas em "O Despertar da Força", Carrie Fisher irá regressar no papel de Leia Organa. No site, J.J. Abrams afirma: "Encontrar uma conclusão verdadeiramente satisfatória para a saga Skywalker sem ela [Carrie], iludiu-nos. Nós nunca iremos arranjar uma nova atriz nem iremos utilizar CGI". O realizador acrescenta ainda que tiveram o apoio da filha de Carrie Fisher, Billie, e que arranjaram uma forma de honrar o seu legado.

O compositor John Williams, que fez a banda sonora de cada capítulo do Star Wars desde 1977, irá regressar uma última vez.

O filme é produzido por Kathleen Kennedy, J.J. Adams, Michelle Rejwan e vai fechar o capítulo da saga Skywalker, criada por George Lucas há 41 anos.

As filmagens já começaram?

As filmagens iniciaram-se na quarta-feira,  3 de agosto, no Pinewood Studios em Londres. Em homenagem ao começo de uma nova aventura, o realizador J.J. Abrams deixou uma mensagem no Twitter também em memória a Carrie Fisher.

Quando estreia?

Segundo o IMDb, o filme chega aos cinemas a 20 de dezembro de 2019 nos Estados Unidos da América, com data em Portugal ainda por definir. No entanto, tal como tem acontecido com os filmes anteriores, espera-se que a estreia nacional seja aproximada, com poucos dias de diferença. Por exemplo, "Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi" estreou a 13 de dezembro de 2017 em Portugal, 14 no Reino Unido e 15 nos EUA.

Quando sai o primeiro trailer?

Ainda vamos ter de esperar um pouco, apesar da vontade ser muita. As primeiras imagens de "Os Últimos Jedi" saíram durante o "Star Wars Celebration" — evento dedicado ao franchise — em abril de 2017 e o filme estreou em dezembro. Por isso, é possível que aconteça o mesmo com o "Episódio IX", sendo que a próxima edição do evento dá-se em abril de 2019 em Chicago.