Se há uns anos nos dissessem que iríamos ver centenas de pessoas comuns, cidadãos normais, a caminhar pelas praias a recolher lixo provavelmente não iríamos acreditar, ou acharíamos isso estranho. A reação seria a mesma se nos dissessem que iríamos ter uma série de amigos a falarem recorrentemente da necessidade de reciclar plástico, de combater o uso de produtos com uma duração curta, como sacos ou palhinhas. Mas a verdade é que 2018 tem sido o ano do despertar da consciência ambiental, do respeito pela natureza, uma tendência que se está a impor a uma velocidade impensável, em quase todos os setores da sociedade, e um pouco por todo o mundo.

É isto que nos leva ao glamping, uma outra faceta deste respeito pelo ambiente, de convívio e admiração pela natureza. Muitos de nós guardam com sentimentos mistos aquelas recordações de infância de uns dias a acampar com os pais ou os avós nalgum parque de campismo no Alentejo, Algarve ou interior do País. O convívio era muito giro, mas dormir em colchões desconfortáveis, acordar às seis da manhã com um calor insuportável na tenda, não ter eletricidade, demorar uma hora só para conseguir fazer um lume no carvão para preparar o almoço, e, sobretudo, passar horas na fila da casa de banho e tomar banho de água fria, bom, disso poucos têm saudades. O glamping é, como o nome revela, um campismo glamoroso, um campismo no meio da natureza, mas com todas as condições de conforto e higiene. Um campismo de luxo adaptado aos dias de hoje, que nos permite viver a experiência do contacto com a natureza com qualidade de vida. De ano para ano surgem cada vez mais locais dedicados ao glamping, o que torna a escolha cada vez mais difícil. E é aqui que entramos nós. Escolhemos, para si, os sete sítios mais cool de glamping em Portugal.

1. A Terra – Eco Camping

Fica localizada em São Teotónio, perto da Zambujeira do Mar, no litoral alentejano, e oferece uma experiência única de campismo ecológico e natural. Pode ficar alojado numa das três tendas românticas Rajasthani ou num dos dois tipis índios. As tendas têm todas uma zona de estar, tipo sala, e um terraço avançado com cadeiras confortáveis para estar apenas a aproveitar a natureza ou preparar o almoço. Para isso, recomendamos que leve um fogareiro para cartuchos simples e prático, da Galp. Atenção, que o deverá usar apenas em zonas exteriores. É a forma mais eficaz, rápida e simples de cozinhar ao ar livre.

Entre as várias tendas, há as que têm casa de banho privativa completa e outras apenas uma zona para lavar as mãos, existindo depois casas de banho partilhadas para tomar banho. Há eletricidade, tomadas e um sistema que garante que não existem insetos na zona (o que nesta zona é muito relevante, tendo em conta que haver muitos mosquitos). Cada tipi dá para até quatro pessoas, as tendas para duas a três, e todos têm camas duplas, toalhas e lençóis lavados.

As tendas ficam todas em plataformas de madeira, o que garante a cada uma um glamour especial. A ideia deste Eco Camping é mesmo a de que nos consigamos desligar do mundo agitado em que vivemos, do stresse, dos mails, da confusão das cidades, do barulho, e podermos estar apenas em contacto com a natureza e a aproveitar o silêncio, ou o barulho dos rios, a tomar banho em lagos de água doce, a passear, a surfar, a andar de caiaque, a montar a cavalo ou fazer aulas de ioga. Existem também passeios pela costa vicentina que podem ser feitos a pé ou de bicicleta.

Morada: Carvalhal das Figueiras, São Teotónio, Beja, Portugal

Telefone: 936 914 279

Site: http://aterra.pt/?lang=pt-pt

Página de Facebook: https://www.facebook.com/Aterraeco/

2. Natura Glamping

Chamam-se Domos Geodésicos e ao longe parecem uma espécie de esferas futuristas no meio do campo. É aqui que poderá ficar a dormir no Natura Glamping, situado na Serra da Gardunha, na Beira Baixa, entre os concelhos de Castelo Branco e do Fundão. Os Domos têm capacidade para até quatro adultos e uma criança até aos 6 anos. Tem direito a pequeno-almoço e poderá fazer uma série de atividades todas elas ligadas à natureza e à envolvência da Serra da Gardunha.

Na região, poderá fazer passeios a cavalo, um voo de balão de ar quente, passeios pela serra com um guia, tours fotográficos, passeios de bicicleta ou até de segway. A Natura tem uma forte componente de mindfulness, por isso, poderá também fazer aulas de ioga ou massagens.

Uma curiosidade: este é o único sítio do mundo onde poderá encontrar uma planta chamada Asphodelus bento-rainhae, uma abrótea que só nasce na vertente norte da Serra da Gardunha. A planta, que é uma espécie de tubérculo, está a ser estudada por biólogos, que, para já, se preocupam unicamente que ela se desenvolva e não desapareça, para, assim, garantirem uma maior biodiversidade. Depois logo se verá se se poderá dar algum uso à planta.

Morada: Alcongosta, Fundão, Castelo Branco, Portugal

Telefone: 933 529 451 | 938 387 600

Site: http://www.naturaglamping.com

Página de Facebook: https://www.facebook.com/naturaglamping/

3. Azenhas da Seda

Situado em Évora, nos recantos da ribeira da Seda, este glamping oferece a oportunidade única de dormir sobre a ribeira, ao som de cascatas, com o melhor conforto possível. Para isso poderá dormir nas típicas tendas de glamping com todas as comodidades: camas de casal com lençóis e cobertores, toalhas, gel de banho, e ainda loiça de cozinha para não ter de andar carregado com nada.

O alojamento não inclui pequeno-almoço, mas poderá solicitar esse serviço no ato da reserva. O menu traz sumo de laranja, café, leite, pão alentejano, bolo de pastelaria, manteigas, fiambre, queijo e compotas.

Se é uma pessoa ativa, poderá participar numa das muitas atividades que este glamping oferece na região. Com um enquadramento aquático único, a Azenhas da Seda Aquaturismo tem vários tipos de canoagem, caminhada, massagens relaxantes e ainda passeios de BTT. Existe também a opção de realizar as atividades e não ficar a pernoitar nesse local.

Caso não queira sair do complexo para jantar, recomendamos alguns utensílios essenciais para preparar a sua comida ao ar-livre. O Kit de Campismo da Galp contém um fogareiro portátil para cartuchos, ideal para cozinhar os seus almoços e jantares, três cartuchos de gás e, ainda, uma lanterna portátil para cartuchos. É de relembrar que estes produtos apenas devem ser usados no exterior.

Este glamping abre no início da primavera e encerra no final do Outono, uma vez que depende das condições atmosféricas.

Morada: Moinho do Arieira Ap 34 Pavia, Évora, Portugal

Telefone: 266 448 036

Site: http://www.azenhasdaseda.com

Página de Facebook: https://www.facebook.com/azenhasdaseda.aquaturismo/

4.     Cascais Oásis

Situada em Cascais, a 20 km de Lisboa, é dos poucos glampings que existem perto da capital. É perfeito para umas férias em família ou uma escapadinha de fim de semana. Este é um sítio de paz e silêncio, onde poderá optar por uma casa em madeira ou por uma tenda. A casa de madeira Panorama tem uma cama de casal e redes de descanso. A tenda Morocco é, como o nome diz, uma tenda de estilo marroquino, também com uma cama de casal, perfeito para quem quiser ficar em harmonia com a natureza. A tenda Romantic é perfeita para casais exatamente por ter uma decoração mais romântica. Existem ainda 3 tendas temáticas: safari, ocean e nature. Todas com cama de casal (e algumas com camas extra, para que possam acomodar mais uma ou duas pessoas) e com a decoração dentro da temática.

O alojamento oferece pequeno-almoço e sugere Cascais como o local perfeito para o almoço. Durante a tarde pode usufruir da piscina ou de alguns workshops que acontecem nos sábados à tarde. Ao jantar, poderá aproveitar para fazer um churrasco, com a família, já que o Cascais Oásis tem um grelhador preparado para esses momentos.

É ainda possível deixar os mais pequenos nos campos de férias, na quinta educacional, durante as férias de verão. É a desculpa perfeita para as crianças terem a oportunidade de interagir com outras crianças, com a natureza e com vários animais.

Morada: Terceira Circular, Cascais

Telefone: 961 111 631

Página de Facebook: https://www.facebook.com/Cascais-Oasis-548063501898420/

5.    Eco Lodge Brejeira

Localizado no coração do Algarve, perto de Silves, o Eco Lodge Brejeira oferece três tipologias para passar a noite: uma típica tenda mongol, uma roulotte cigana ou ainda uma carrinha dos bombeiros. Será, com toda a certeza, uma aventura inesquecível, tendo o conforto por um lado, e a natureza por outro.

A tenda Yurt, típica tenda mongol, tem uma cama de casa e um sofá, podendo ser fornecido outro colchão, mediante solicitação. Possui ainda uma espaçosa varanda, onde é possível relaxar numa das chaise longues. Nos dias mais frios, existe um fogão a lenha que permite aquecer o ambiente.

A roulotte cigana holandesa está equipada com sala de estar e cozinha, mas talvez seja o duche que chama mais à  atenção. Poderá tomar o seu duche de alta pressão no meio da natureza, com uma vista de cortar a respiração. A carrinha dos bombeiros, antes utilizada pelos bombeiros alemães, ganhou uma nova vida e agora é uma auto-caravana com cozinha e sala de estar (que pode ser transformada numa cama de casal).

Como o nome indica, este é um alojamento ecológico onde a natureza é posta em primeiro lugar. A eletricidade é fornecida pelo sol e pelo vento. A água vem da fonte própria que existe no local. As casas de banho são também ecológicas, e o seu conteúdo tem como destino a compostagem que depois vai alimentar a horta do Eco Lodge Brejeira. Também os produtos usados são ecológicos e a reciclagem é uma prioridade. Também os móveis são, na sua maioria, provenientes de feiras de produtos em segunda mão, de modo a reduzir o desperdício.

Morada: São Marcos da Serra, Brejeira, Silves

Telefone: 919 376 502

Site: http://www.eco-lodgebrejeira.com/pt/

Página de Facebook: https://www.facebook.com/EcoLodgeBrejeira/

6.     Lima Escape Camping and Glamping

Fica na Serra Amarela e é composto por tendas, bungalows e casas. O verdadeiro glamping acontece quando fica alojado na tenda Glamour Bell Tent, por exemplo. Com cinco metros de diâmetro, a tenda está em cima de um terraço de madeira com cadeiras e mesas para que possa aproveitar o melhor da natureza.

Se pretende usufruir do lado mais oriental, então talvez seja melhor escolher a tenda Tipi, cheia de puffs e almofadas, com cadeiras e mesas onde pode aproveitar a maravilhosa vista para o rio Lima. O alojamento tem pequeno almoço, que pode ser servido no bar do parque, ou no terraço da tenda.

Quando cai a noite, pode aproveitar para um jantar tardio ou para observar as estrelas, na varanda das tendas. Se optar por fazer este programa sugerimos uma lanterna de minigás Galp para que consiga aproveitar a natureza com o conforto que necessita.

Durante a sua estadia pode aproveitar para desfrutar do parque natural da serra do Gerês, ou inscrever-se em algumas das atividades que o parque de campismo tem para oferecer. Passeios 4×4, canoagem ou passeios a cavalo são apenas alguns dos exemplos.

Morada: Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios, Lugar de Igreja 4980-312 Entre Ambos-os-Rios, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Portugal

Telefone:  258 588 361 / 964 969 309 / 351 926 503 332

Site: http://www.lima-escape.pt/pt/glamourcamping

Página de Facebook: https://www.facebook.com/LimaEscape/

7.     Senses Camping

O Senses Camping foi fundado por Natasha e Michel, que se apaixonaram por esta zona de Portugal. Assim, criaram este glamping que tem alojamento em tendas, workshops e retiros espirituais.

Poderá ficar numa Bell Tent ou na Safari Tent (existem ainda outros tipos de acomodações, como por exemplo as casas de pedra, que já não estão dentro no universo glamping). As tendas oferecem todas as comodidades, incluindo cama de casal e área de estar. A zona dos balneários está devidamente equipada para que possa usufruir deste espaço o melhor que conseguir. O espaço combina o glamping com o ioga, e por isso é possível ter aulas e meditar neste espaço. Os retiros são também uma parte importante deste Senses Camping. Têm vários retiros à disposição, e foram recentemente adicionados ao top 10 de retiros de ioga em Portugal.

Caso prefira os seus próprios cozinhados, pode optar por levar o seu próprio fogareiro e fazer os seus próprios cozinhados ao ar livre. Sugerimos o fogareiro portátil para minigás da Galp. É de relembrar que estes equipamentos devem ser apenas utilizados no exterior.

É o local perfeito para quem quiser encontrar a tranquilidade e paz interior. O espaço oferece também a piscina, onde se poderá refrescar nos dias mais quentes.

Morada: Quelha do Rio, Faia, Quinta do Rio, 6300-095 Guarda

Telefone: 910 488 800

Site: http://www.sensescamping.com/

Página de Facebook: https://www.facebook.com/sensesglamping/