Encontrar o fato de banho perfeito é mais difícil do que encontrar o homem da nossa vida. O fato de banho pode parecer lindo e maravilhoso, mas vai-se a ver e fica enrugado na zona da barriga (o problema não é ele, somos nós que somos pigmeus). Pode também dar-se a situação contrária: as alças repuxam de tal forma que ninguém o consegue usar. Mais uma vez, não é o fato de banho que está mal, somos nós que somos demasiado altas.

O primeiro conselho que lhe podemos dar é: experimentar, experimentar, experimentar. Existem diversas marcas e diversos tamanhos, e não há garantia que em marcas diferentes os tamanhos sejam parecidos. Por isso se veste um M, numa determinada marca, vale a pena experimentar um S e um L noutras.

Para quem é baixinha, sabe que isto é um problema real: um fato de banho que não estica na sua plenitude e fica cheio de rugas a meio. A modelo Barbie Ferreira, em declarações à revista Seventeen, assume o enrugado dizendo que lhe confere um ar meio vintage. Caso continue a não gostar desta tendência, opte por fatos de banho lisos, sem padrão, para que não se note muito.

Fatos de banho. As 8 tendências que vão marcar este verão
Fatos de banho. As 8 tendências que vão marcar este verão
Ver artigo

Caso o seu problema sejam as alças, aconselhamos a que compre fatos de banho com alças ajustáveis. Assim pode personalizar ao seu gosto. Se este cenário não for possível, opte por comprar fatos de banho que consiga levar à costureira sem que o seu design original seja alterado.

Também nos biquínis esta regra é válida: opte por partes ajustáveis, daquelas em que pode apertar mais ou menos as fitas. Na parte de cima, este truque é ideal para quem tenha um peito pequeno e umas costas largas, já que neste cenário era provável que comprasse o número maior. Na parte de baixo, prefira o mesmo truque e personalize as cuecas do biquini ao seu gosto e corpo.

Para quem tem o peito grande e as costas pequenas, para além de ser melhor seguir a regra anterior, alças ajustáveis, é necessário ter em atenção o suporte que elas lhe dão. O truque é apostar em alças grandes, que não magoem a pele e que consigam suportar o peso.

Por outro lado, se tiver problemas com o peito mais pequeno, pode optar por comprar umas almofadinhas para preencher a copa.

Biquínis avulso. Para todos os gostos e corpos
Biquínis avulso. Para todos os gostos e corpos
Ver artigo

Também o mix and match é uma grande mais valia na escolha do biquíni perfeito. Escolha lojas onde consiga trazer partes de cima e de baixo diferentes, conforme o seu corpo. Muitas vezes, a parte de cima fica perfeita e a parte de baixo precisa de ajustes. Nesse caso, troque por umas que lhe assentem melhor.