Não será certamente para todos, mas para a maioria das pessoas está a chegar ou já chegou a época de férias. O que significa poder aproveitar o verão e rumar a algum lugar onde haja dias inteiros de praia e petiscos ao final do dia.

Para isso, é preciso passar por um processo de que nem toda a gente gosta: fazer a mala.

Para quem é organizado, este é rápido e fácil. Para quem não o é, pode ser um pesadelo. Por isso, o ideal é pensar bem antes e fazer uma lista de tudo o que é preciso, para que não comecem as férias a perceber que faltou o pijama, as cuecas ou a escova de dentes. Antecipar é o truque. Mas não é o único.

  • Definir coordenados antecipadamente facilita não só na escolha da roupa, como na quantidade. Há sempre peças de roupa que levamos e não usamos, mas não precisa de ser metade da mala;
  • Escolher peças de roupa básicas para facilmente combinarem umas com as outras ou com peças mais marcantes. Por exemplo, t-shirts ou tops brancos ou pretos, jeans e calções.
  • Apostar nos acessórios, para dar mais vida aos looks com as peças básicas. Acessórios como malas coloridas, brincos XL e várias pulseiras.

Além da roupa, temos ainda o calçado. Além dos chinelos para a praia, convém levar uns sapatos confortáveis para outras atividades ou para o final do dia e noite, como as sandálias rasas ou uns ténis. Para quem estiver a pensar em programas mais requintados, também é boa ideia levar um par de sandálias de salto alto e um vestido mais arranjado.

Como ter as pernas bronzeadas nos primeiros dias de verão
Como ter as pernas bronzeadas nos primeiros dias de verão
Ver artigo

Para a praia, não precisamos levar todos os biquínis e fatos de banho que temos em casa. Dependendo do número de dias das férias, podemos levar apenas três ou quatro, o mais diferente possível uns dos outros, e ir lavando e variando. A toalha de praia, que ocupa tanto espaço na mala, só precisa levar se no destino não houver.

O necessaire é também muito importante quando fazemos a mala. Além dos básicos de escova e pasta de dentes, etc., há ainda outros essenciais de verão. Protetor solar, after sun, hidratante para os lábios, protetor para o cabelo e até repelente.

Se a viagem for de carro, há menos limitações quer na quantidade de coisas que levamos, quer nos tamanhos dos produtos que levamos no necessaire. Caso seja de avião e se tenha que o levar na mala de mão, o ideal é procurar produtos travel size, que existem em cada vez mais lojas e em cada vez mais tipos de produtos.

Claro que tudo depende do destino de férias, como tal, há essenciais que só fazem sentido para determinados destinos. Reunimos aqueles que achamos que são mais abrangentes e que se podem usar em diferentes tipos de férias.