Não é uma questão de falta de higiene, não espalham doenças, mas podem ser uma verdadeira chatice. Falamos dos percevejos, uma praga que os hotéis e espaços de alojamento tiveram de enfrentar no ano passado e que voltou este verão. De acordo com o "Jornal de Notícias", empresas de controlo de pragas estão a ser chamadas quase todos os dias para missões de desinfestação. E a culpa é dos turistas.

Portugal não é caso único. Lisboa e Porto têm sido fortemente atacadas pela praga de percevejos de cama, como são conhecidos, mas situação semelhante verifica-se noutras cidades do mundo. Então como é que a culpa é dos turistas?

"No avião, as malas viajam todas juntas nos porões, abrindo a hipótese de os percevejos saltarem de umas para as outras", disse ao "Jornal de Notícias" Angelino Pina, diretor técnico em Portugal da multinacional de controlo de pragas Rentokil Initial.

E tanto podem aparecer num hostel barato como num hotel de cinco estrelas. Lisboa e Porto têm sido as cidades mais afetadas, e o caso é cada vez mais grave. "Estamos no limiar de uma situação muito preocupante", garante Angelino Pina, que chega mesmo a utilizar o termo "bomba-relógio" para descrever o momento atual.

Mas afinal o que são percevejos? Podem morder-nos? Estão só nas camas dos hotéis, certo? Há formas de os encontrar? E têm ou não doenças? Explicamos-lhe tudo.

Lisboa. Quanto custa arrendar casa (ou um quarto) em agosto? Spoiler: há T1 a 3.500€
Lisboa. Quanto custa arrendar casa (ou um quarto) em agosto? Spoiler: há T1 a 3.500€
Ver artigo

O que é um percevejo

Os percevejos são pequenos insetos achatados que se alimentam de sangue de pessoas e animais. Com uma cor castanha avermelhada, não têm asas e medem entre um a sete milímetros. Com hábitos noturnos, só saem à noite para se alimentar — durante o dia tendem a esconder-se em rachas e fissuras.

Percevejos. Tudo o que precisa de saber sobre a praga trazida pelos turistas

Onde é que eles estão?

As camas são o seu principal alvo. Os percevejos concentram-se sobretudo nos colchões, estruturas de cama, mesas de cabeceira, atrás do papel de parede ou noutro tipo de objetos perto da cama. Mas realçamos a utilização da palavra sobretudo — também é possível encontrá-los em navios de cruzeiro, autocarros ou comboios. Acima de tudo, em locais onde as pessoas dormem.

Mas de onde é que eles vêm?

Os percevejos geralmente são transportados de um sítio para o outro em costuras e dobras de malas, roupas dobradas, móveis, entre outros sítios onde se possam esconder. Portanto, a maioria das pessoas podem estar a transportar estes insetos sem se aperceberem.

Os percevejos concentram-se em sítios onde há pouca higiene?

Não há uma relação entre o aparecimentos dos percevejos e uma ausência de higiene. Tal como dissemos no ponto anterior, eles aparecem em qualquer parte do mundo e desenvolvem-se em locais onde as pessoas passam mais tempo paradas.

Eles mordem-nos?

Sim. Para se alimentarem do sangue de pessoas e animais, os percevejos mordem.

Os percevejos espalham doenças?

A resposta é não. Não há estudos que comprovem o aparecimento de doenças associadas à picada do percevejo. A reação varia de pessoa para pessoa, sendo que há quem não tenha qualquer sintoma ou quem fique com uma pequena marca ou reação alérgica.

As histórias mais bizarras, mirabolantes e divertidas entre vizinhos
As histórias mais bizarras, mirabolantes e divertidas entre vizinhos
Ver artigo

Como perceber se foi mordido por um percevejo

Não é muito fácil distinguir a picada de um percevejo de outro inseto. Ainda assim, há alguns tópicos que podem ajudar a chegar a uma conclusão.

— Na maioria dos casos as picadas são feitas em forma de ziguezague;
— Algumas picadas apresentam apenas uma saliência vermelha, mas a grande maioria apresenta outras ao lado;
— Os percevejos tendem a morder em áreas como o pescoço, rosto, pés e braços. Raramente atacam na parte de trás do joelho ou nas dobras da pele;
—  As marcas da mordida do percevejo demoram uma a duas semanas a desaparecerem.

E como tratar a picada?

Lave com água e sabão, deixando formar espuma. Deixe-a atuar sobre a picada durante algum tempo — isto vai ajudar a reduzir a vontade de coçar a área. Pode também aplicar um creme ou loção anti-histamínicos ou tomar um anti-histamínico. Se necessário, fale com um médico.

Como descobrir percevejos na cama — e acabar com eles

Retire toda a roupa de cama e analise minuciosamente o colchão. Vai estar à procura de percevejos mortos ou das fezes destes insetos (manchas ou pontos pretos pequenos). Analise também a almofada, fronhas e lençóis. Observe ainda tudo o que forem fendas, rachas e cantos — é aqui que eles se costumam esconder. Dica: a melhor altura para detetar a presença de percevejos é à noite.

Então e como dar cabo deles? A roupa de cama deve ser lavada em água quente, a pelo menos 120 graus. Se a máquina de lavar roupa não tiver essa opção, opte pela máquina de secar. O que não conseguir colocar na máquina, deve ser desinfestado com o calor — coloque os objetos em sacos plásticos, a apanhar sol (a temperatura deve alcançar os 50 graus). Pode também optar por utilizar um inseticida nas restantes zonas, mas atenção: nunca nas roupas de cama. Em casos mais extremos pode ser necessário contratar um serviço de desinfestação.