Nos últimos anos, a Disney tem apostado na adaptação para live action de alguns dos seus filmes de animação mais importantes e reconhecidos pelo público. "A Bela e o Monstro", "Cinderela" e "Maléfica", baseada na história de "A Bela Adormecida", são alguns dos exemplos mais recentes. A história de Mulan vai ser a próxima a ser adaptada para um novo formato mas nem tudo são boas notícias.

É que desde que foi anunciado que o filme está a gerar polémica devido a algumas das escolhas que vão de encontro à história base das personagens principais — que não só conquistou os fãs, como também permitiu que o filme se tornasse num dos grandes clássicos da Disney.

O filme "Mulan", que estreou nos cinemas em 1998, ficou também conhecido pelas canções memoráveis que acompanhavam a narrativa. E o mais provável é que não regressem nesta adaptação para live action.

A MAGG reuniu tudo aquilo que já se sabe acerca do filme que está a gerar muita polémica entre os fãs. O mais certo é que quando for ver o filme cinema lhe seja difícil reconhecer a história — é que até o par romântico de Mulan foi substituído.

Quem vai dar vida a Mulan?

Esta é fácil e estava anunciada desde novembro do ano passado. Depois de muita procura e longas sessões de casting, a escolhida para interpretar a corajosa e valente Mulan foi a atriz Liu Yifei ("O Reino Proibido"). O seu trabalho é muito conhecido na China, o que levou os estúdios da multinacional norte-americana a considerar que seria a atriz perfeita para o papel.

Até aqui tudo bem. Mas e se lhe dissermos que a personagem principal vai, nesta nova adaptação, ser detentora de um poder que lhe dá uma velocidade e coordenação sobrenatural — elementos esses que nunca estiveram presentes no filme original? Esquisito.

Com quem vai fazer par romântico?

Se a notícia de que Mulan ia ter poderes sobrenaturais não chegou para o convencer do quão diferente ia ser esta história, prepare-se para o resto. Li Shang, que no filme de animação é o general do exército chinês e, mais tarde, par romântico da protagonista, não vai estar presente no live action.

Vai chegar à Netflix uma adaptação moderna de "O Corcunda de Notre Dame"
Vai chegar à Netflix uma adaptação moderna de "O Corcunda de Notre Dame"
Ver artigo

Para o substituir está uma personagem chamada Chen Hongui e é descrito pelos produtores da série, ao "The Hollywood Reporter", como um membro da unidade do exército chinês que, por acaso, se começa a aproximar da heroína da história. A personagem será interpretada pelo ator Yoson An ("Ghost Bride"), que teve uma participação pequena em "Meg: Tubarão Gigante".

Segundo o jornal "El Español", esta mudança está relacionada com o facto de os fãs se terem apercebido de que Li Shang poderia ser bissexual já que, no filme de animação, a personagem apaixona-se por Mulan muito antes de vir a descobrir que ela era, de facto, uma mulher. Segundo a mesma publicação, esta é uma ideia a que a Disney não se quer associar, daí que tenha decidido mudar por completo a personagem e a história de amor entre os dois protagonistas.

Também já se conhece o resto do elenco

Aos atores principais, juntam-se também Donnie Yen ("Rogue One: Uma História de Star Wars"), Li Gong ("Memórias de Uma Gueixa") — que será a bruxa má e vilã da história —, Jet Li ("Arma Mortífera 4"), Utkarsh Ambudkar ("Um Ritmo Perfeito") e Ron Yuan ("Marco Polo").

Xana Tang ("Maternidade e Desapontamento") também vai fazer parte do elenco ao fazer de irmã que Mulan nunca teve. A avó lunática e o grilo da sorte (e ele dá mesmo sorte) não vão aparecer. E se isso não lhe chega para ficar triste, fique a saber que Mushu — o pequeno dragão vermelho e fofo— também não vai fazer parte da história. Vá-se lá perceber.

E as músicas originais?

A Disney não sabe e os produtores não explicam se poderá ou não haver músicas do filme original nesta nova adaptação. Inicialmente foi reportado que o filme não seria um musical, mas essa informação acabou por ser desmentida meses depois ao "The Hollywood Reporter" pela realizadora Niki Caro ("A Domadora de Baleias").

"Estamos ainda a explorar a importância que a música pode ter na história que queremos contar com este novo filme, mas a certeza é uma: haverá música." O que não quer dizer que sejam as mesmas que ouviu enquanto crescia.

E quando estreia, afinal?

Ainda falta para que live action chegue ao cinema. Segundo a revista "Variety", a estreia está prevista para 27 de março de 2020, depois de o lançamento ter sido adiado um ano devido ao processo de filmagens que está a decorrer na China e na Nova Zelândia.

Os 10 casais mais fixes (mas às vezes irritantes) das séries de televisão
Os 10 casais mais fixes (mas às vezes irritantes) das séries de televisão
Ver artigo

Até lá tem tempo para se esquecer do filme de animação original e preparar-se para esta nova história que será muito diferente daquela a que está habituado. Isto, claro, se quiser mesmo ir ver ao cinema. Ninguém ficará a pensar menos de si se não o fizer.