Sou daquelas pessoas que têm a mania de levar o carro para todo o lado. Nos últimos meses habituei-me a preferir os transportes públicos para ir trabalhar, mas, em contexto de fim de semana, continuo a ser um pouco comodista. Este foi o meu primeiro erro ao chegar a Óbidos, uma vila onde é difícil entrar sem ter a sensação que recuámos no tempo e estamos em plena época medieval. Literalmente — numa tentativa gorada de conseguir estacionar o mais perto possível da pousada onde fiquei hospedada, acabei por ir ter às traseiras do Mercado Medieval, com barracões e espadas de madeira por todo o lado.

Como pessoa insistente que sou, não desisti à primeira e tentei chegar o mais próximo possível da recém-inaugurada Pousada Vila Óbidos. Tentei estacionar no pequeno parque junto do espaço. Cheio. Ruas circundantes? Cheias. E de cada vez que fazia nova tentativa, entrava novamente na Estrada Nacional e repetia o processo todo de novo.

Assim sendo, aviso à navegação: não cometam este erro e, se ficarem hospedados no centro da vila e a bagagem não for muita, optem por deixar o carro estacionado fora das muralhas do castelo, nos parques de estacionamento próprios para o efeito. Vai poupar-vos tempo e "cabelos brancos", dado que passei a noite toda a pensar se tinha estacionado o carro bem o suficiente para não ser abalroado pelo camião do lixo.

Porque é que a Herdade da Matinha podia chamar-se a Herdade da Martinha
Porque é que a Herdade da Matinha podia chamar-se a Herdade da Martinha
Ver artigo

Dormir como uma princesa e papéis de parede que só queria na minha sala

Inaugurada no passado dia 24 de maio, a Pousada Vila Óbidos é a primeira unidade do grupo Pousadas de Portugal com o conceito bed & breakfast. Esta unidade hoteleira junta-se à Pousada do Castelo, já existente em Óbidos.

Mal entrei na pousada, que fica no antigo Hospital da Misericórdia (apenas a 30 segundos da rua principal da vila), fiquei maravilhada com os detalhes da decoração. Com tons claros a dominar o ambiente, o papel de parede na zona da receção ganha outra vida e dá um toque especial ao espaço, que confesso ainda "cheirar a novo".

Olho em frente e fico também agradada com o pátio interior, com várias mesas e cadeiras de esplanada, que seria o local perfeito para um café e um livro ao final da tarde — não fosse São Pedro estar um pouco instável e não deixar o sol espreitar.

Depois do check-in feito, sigo para um dos 17 quartos divididos em três tipologias — Pousada, Superior e Premium. A pousada não tem elevador, por isso acautelo a não exagerar na bagagem. Assim que a porta se abre, fico imediatamente contente com o que vejo: o quarto é espaçoso, existe um pequeno hall a dividir a entrada da casa de banho da zona de dormir e a vista da janela para as muralhas é incrível e traz-me novamente aquela sensação de que vou passar a noite como uma princesa.

Com uma decoração irrepreensível, os tons claros predominam e o papel de parede está lá outra vez, bem como a cama e meia dúzia de almofadas muito confortáveis. Outra coisa que me chamou a atenção foi a combinação do mobiliário mais moderno com outras peças recuperadas, como o guarda-vestidos de madeira. As portas foram retiradas para ser mais prático e conseguirmos arrumar a roupa e aceder ao cofre e mini-bar de forma mais simples. Por falar neste último, estava vazio. Confesso que não entendo a ideia de um mini-bar sem qualquer conteúdo, embora no quarto estivessem disponíveis várias peças de fruta, alguns bolos de boas-vindas e uma garrafa de água sem gás.

A casa de banho também era bastante espaçosa, clean, com azulejos e paredes brancas. Quanto a amenities, talvez seja aqui o ponto onde pode haver espaço para melhorias, dado que as únicas disponíveis eram um sabão para as mãos e um gel de duche para corpo e cabelo, ambos encastrados na parede. Bem sei que há hóspedes que gostam de fazer coleção de produtos em casa, mas numa unidade hoteleira como esta esperava mais opções, como sabonetes e champô.

Pouca variedade, muita qualidade

Integrada no segmento de Hotéis de Charme da marca, na primeira unidade bed & breakfast do grupo, e como o próprio nome indica, a única refeição servida na Pousada Vila Óbidos é o pequeno-almoço, servido até às 10h30 todas as manhãs — exceto ao fim de semana, onde o horário se prolonga até às 11 horas.

Crítica. O brunch do Dolce CampoReal Lisboa está de volta
Crítica. O brunch do Dolce CampoReal Lisboa está de volta
Ver artigo

A variedade do pequeno-almoço não é muito extensa mas a qualidade está lá. Há pão de Mafra fresco, croissants folhados quentes (e deliciosos, ainda não os consegui esquecer), cereais, bolo de mármore caseiro, carnes frias (fiambre de porco e peru), duas qualidades de queijo e manteiga. Mas as seis diferentes geleias ganham uma distinção especial, concretamente a de abóbora, que me fez voltar à mesa três vezes para me servir, tal a gula.

Os sumos também são naturais e feitos na hora, podendo escolher entre laranja e pêssego. Também pode preferir leite, chá e o café expresso está à distância de um pedido ao staff, que o traz prontamente.

Morada: Largo Dr. João Lourenço
2510-070 Óbidos
Telefone: 210 407 635
E-mail: guest@pousadas.pt

Como já referido, esta é a única refeição aqui servida mas, caso deseje almoçar ou jantar numa Pousada, pode sempre pedir na receção para lhe fazerem uma reserva no restaurante da Pousada do Castelo, a outra unidade da marca em Óbidos. Esta pousada fica mesmo dentro do Castelo de Óbidos, a breves minutos do bed & breakfast — e em reservas para jantar feitas até às 17 horas, é oferecida uma welcome drink no restaurante.

Os preços começam nos 155€ por noite em quarto duplo, com pequeno-almoço incluído.

*A MAGG ficou alojada a convite das Pousadas de Portugal