É aquele evento pelo qual já todos esperam e que abre o apetite para a época de santos, arraiais, comida na rua e cerveja na mão. A Rota das Tapas está de volta e em força. Há mais restaurantes, em mais cidades, o que resulta, claro, na oferta de ainda mais tapas.

Nesta que já é a 11ª edição do evento, Aveiro, Évora e Viseu juntam-se a Lisboa, Porto, Braga e Faro para oferecer um menu que, apesar de variado, tem que cumprir a regra de ser composto por uma cerveja e uma tapa a 3€.

Se falarmos em números, o evento conta agora com sete cidades e 155 restaurantes. Se o assunto for tapas, damos a garantia de que há resposta a todos os gostos.

A MAGG deu a volta à lista e percebeu que além de a tentativa de mostrar o que cada região tem de mais típico, alguns restaurantes decidiram ousar e apresentar tapas relacionadas com o conceito de cada espaço. Por isso, há desde petiscos vegetarianos a pratos de sushi, sem esquecer as moelas, as tripas, as farinheiras e o choco frito. Veja nas fotogalerias abaixo algumas das nossas sugestões:

Tapas para os que gostam de comida tradicional

Tapas para quem prefere peixe

Tapas para os vegetarianos

Tapas que mais parecem pratos principais

Tapas do mundo