A maquilhagem perfeita consoante a sua cor de pele e olhos

Acredite, nem todas as cores lhe ficam bem. Descubra os tons a conjugar para alcançar um visual cuidado e sexy.

Combine as cores da maquilhagem com os tons do seu rosto para um resultado perfeito

Pexels

Com tantos tipos de produtos de maquilhagem disponíveis no mercado, não é fácil saber o que resulta no nosso rosto. E por mais que queiramos usar batons e sombras coloridas e criar visuais diferentes todas as manhãs, nem sempre temos tempo a perder e acabamos por recorrer ao básico.

Para acabar com este problema, a MAGG pediu a Mafalda Belo e Miguel Stapleton, maquilhadores profissionais, para nos ensinarem que tons de maquilhagem resultam melhor conforme cada tom de pele e cor de olhos.

Look natural? Combine o blush com o batom

É algo repetido até à exaustão mas nunca é demais afirmar: a hidratação é a melhor coisa que podemos fazer pela nossa pele, desde usar produtos adequados (e hidratantes) até beber bastante água durante o dia. E é também algo muito importante para obter uma maquilhagem bonita e saudável.

Guia de cores. O que deve usar para tirar maior partido da maquilhagem

Adorar uma cor não significa que esta lhe fique bem. Na verdade, conforme os nossos olhos e tom de pele, existem cores que lhe permitem tirar partido das características do seu rosto.

Se tem olhos…

Castanhos: aposte em sombras de olhos em tons verde seco e bronze.
Verdes: a sua escolha deve recair nos roxos, bordeaux, ameixa ou rosa.
Azuis: cores como beringela, rosa, laranja, dourados, cobre, castanho-avermelhado são boas opções.
Avelã: prefira o roxo, rosa, dourados ou bronze para realçar o olhar.

Se tem pele…

Clara: pode usar batons rosa e laranja e preferir blushes em tons rosa, pêssego, bronze (este tom funciona também em quem possui um tom avermelhado na pele).
Morena: o clássico batom vermelho funciona às mil maravilhas. Já no rosto, deve usar blushes terra ou bronze.
Escura: quem tem um tom mais escuro pode arrojar nos lábios com cores como roxo e ameixa. Nas peles mais escuras, os blushes rosa escuro e bordeaux são boas opções.

“Uma pele bem tratada, esfoliada e hidratada é a chave para uma boa maquilhagem”, afirma Mafalda Belo, que considera também que “a grande tendência são peles com pouco produto, luminosas e frescas. Uma boa pele, um batom forte e mate e umas pestanas XL fazem um look.”

Para visuais naturais e harmoniosos, decore a seguinte regra: use o mesmo tom de blush e batom. “Cada vez que um tom aparece no nosso rosto mais do que uma vez, estamos a torná-lo mais discreto. Tal como os olhos sobressaem mais se a respetiva cor for única no rosto, um look fica mais natural se combinarmos o blush com o batom –nem um nem outro sobressai”, salienta Miguel Stapleton.

No entanto, se pretende o efeito contrário e um visual mais dramático, não repita no rosto a cor do batom. Por exemplo, para a cor fushia sobressair bastante na boca, pode escolher um blush mais neutro ou um pó bronzeador.

Iluminar sim, mas só para quem tem pele de bebé

A pele iluminada é uma tendência que veio para ficar. O iluminador é um produto cujo objetivo passa por conferir à tez um aspeto brilhante, jovem, polido e quase húmido – mas para isso precisamos de ter uma pele relativamente lisa.

“O iluminador e o brilho em geral revela a verdadeira textura da pele, ao contrário de uma base mate. Se tivermos uma pele com muita textura (pequenas borbulhas, cicatrizes, etc.) no local onde queremos aplicar o iluminador, podemos dispensá-lo pois não nos vai ajudar”, salienta Miguel.

Se o seu rosto for adequado ao uso deste produto, tenha em conta os tons e também que um iluminador não vai iluminar mais por ser mais claro – um tom muito abaixo do seu pode resultar num ar cansado e acinzentado.

Quanto a texturas do produto, Mafalda afirma que “prefere iluminadores em pó para peles oleosas e em creme para peles mais secas”.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]