Valar Morghulis ou todos os Homens devem morrer. Este é um dos lemas mais conhecidos de "A Guerra dos Tronos" e está prestes a ganhar mais força. É que apesar de a oitava — e última temporada — só ter data de regresso marcada para 2019, já há novidades. E olhe que não são nada animadoras: algumas das suas personagens favoritas da série vão morrer e não há nada que possa fazer a não ser mentalizar-se. Tem um ano.

A notícia está a ser avançada pela "Esquire" que diz que num painel de discussão sobre a HBO, que terá decorrido esta semana em Israel, alguns produtores executivos da estação de televisão leram partes dos guiões e revelaram alguns dos acontecimentos mais importantes dos últimos episódios da série.

"La Casa de Papel" que conquistou o mundo (e enriqueceu produtores de máscaras de Dalí)
"La Casa de Papel" que conquistou o mundo (e enriqueceu produtores de máscaras de Dalí)
Ver artigo

"Nenhum dos atores tinha tido a oportunidade de ler os guiões e quando conheceram, pela primeira, o destino das suas personagens, começaram a aperceber-se que o fim estava próximo", diz Francesca Orsi, vice-presidente do segmento de drama do canal, à mesma publicação.

Embora não se saiba se as declarações de Francesca se referem à morte das personagens ou ao choque dos atores após as últimas revelações no painel de discussão, de uma coisa podemos ter a certeza: vêm aí mudanças importantes no rumo da história que poderão levar a conclusões dramáticas e inesperadas.

"Depois de lermos os últimos seis guiões, todos aplaudiram de pé durante 20 minutos ininterruptos... foi maravilhoso", continua, e revela ainda que no final do painel as emoções estava à flor da pele, com muitos atores e membros da produção em lágrimas.

Numa altura em que os reinos de Westeros estão cada vez mais divididos e há dragões de gelo e um exército de white walkers para lá da muralha, a questão que se coloca já não é se as suas personagens favoritas vão morrer, mas sim quais, quando e onde.

Tem até 2019 para se mentalizar mas não desespere — é que depois de a série chegar ao fim, há pelo menos mais cinco prequelas planeadas.