Está a chegar mais uma edição da ModaLisboa. A 50.ª. Nos dias 9, 10 e 11 de março, o Pavilhão Carlos Lopes, junto ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, volta a receber o maior evento de moda nacional para a apresentação das coleções outono/inverno 2018.

O arranque é dado mais uma vez com o conceito Sangue Novo, às 18 horas, em que novos designers de moda apresentam o seu trabalho e segue com nomes já muito conhecidos como Ricardo Preto, Nuno Gama, Filipe Faísca e Dino Alves.

Saber o que levar vestido pode revelar-se um verdadeiro desafio. A antever algumas discussões com o armário, a MAGG pediu à stylist Vanessa Marques, que veste as apresentadoras Jani Gabriel e Vanessa Oliveira, entre outros nomes, para criar dez looks para ir à ModaLisboa.

"Os anos 90 são também uma forte tendência e, sem dúvida, uma fonte de inspiração"

Vanessa Marques explica que "a grande inspiração para a criação destes looks foi a tendência atual dos padrões e a da combinação improvável dos mesmos. Os anos 90 são também uma forte tendência e, sem dúvida, uma fonte de inspiração. Nestes dez looks temos também a presença de transparências, xadrez escocês e lurex."

São dez ideias para todos os gostos e bolsos. E que não têm que ser seguidos à risca. Podem até juntar peças de looks diferentes e combiná-los. Até porque, segundo a stylist, "a ModaLisboa é um local onde vão vários tipos de pessoas e que querem estar na moda. Por isso, apostei em estilos muito diferentes, para chegar a mais pessoas."

Em todas as edições vemos alguns convidados com roupas mais clássicas e casuais, mas o que chama sempre mais a atenção de quem vai são as escolhas mais excêntricas. Aquelas que só saem do armário quando a ModaLisboa se aproxima.

Aqui, temos a prova de que não precisa de investir em roupa que nunca mais vai usar para ir à Lisboa Fashion Week, e que até uns jeans, com uma t-shirt e uns ténis, podem fazer um look ready-to-go. Boas notícias para quem não quer sofrer com dor nos pés com uns grandes saltos altos, até porque neste evento são muitas as horas passadas em pé.

Nesta edição não haverá desfiles abertos ao público como na anterior, mas quem não tem convite para a ModaLisboa poderá assistir a 8 de março às Fast Talks. Falamos dos debates sobre moda e o papel dos media que vão acontecer na Estufa Fria, com a presença dos oradores Raquel Strada, Haydée Touitou, Olive Duran e Paul Gorman.

Quer seja para ir aos desfiles, ou para assistir às Fast Talks, podem usar e abusar das nossas sugestões de looks. Outra sugestão, consultem o calendário completo dos desfiles antes de irem.