Departamento Comercial

Outros Contactos

Conteúdo comercial relevante

A MAGG procura associar-se a marcas que queiram comunicar nas nossas plataformas partindo sempre de um princípio básico: a criação de conteúdo interessantes para os leitores.

Concordamos com o histórico guru da publicidade Howard Gossage, que defendeu que as pessoas não leem anúncios, as pessoas leem aquilo que lhes interessa, e às vezes o que lhes interessa é um anúncio. Adaptamos esta ideia ao editorial. As pessoas não leem um conteúdo só por ele ser editorial ou jornalístico, as pessoas leem o que lhes interessa, e às vezes o que lhes interessa é um conteúdo editorial.

Ou seja, o foco da nossa preocupação vai ser sempre apenas um: o de criar conteúdo que interesse, surpreenda, informe, divirta os nossos leitores.

Procuraremos, também, associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição — a liderança do mercado no segmento feminino — e que partilhem dos nossos valores: independência, verdade, rigor, credibilidade e criatividade.

Parceiros e anunciantes

A MAGG procurará trabalhar, preferencialmente, com parceiros comerciais que aceitem um modelo de parceria continuada, que podem ser de seis meses ou doze meses. Este modelo, altamente vantajoso para as marcas, permite um nível de envolvimento entre a MAGG e o parceiro comercial que nos permite criar conteúdo diferenciador, mais interessante para os leitores e que cumpre com a função de falar de um produto, um serviço, uma marca ou uma campanha ao mesmo tempo que se envolve o leitor com uma história. E é este o tipo de relação, aberta, descontraída, de partilha constante, que queremos ter com os nossos parceiros.

Trabalharemos, também, com marcas que queiram apenas investir pontualmente na MAGG, e que queiram comunicar num determinado momento um produto, um serviço ou uma marca. Também neste modelo trabalharemos sempre em sugestões criativas por forma a criar conteúdos comerciais relevantes, interessantes e impactantes para os leitores, e que cumpram com a missão de comunicar a esses mesmos leitores a mensagem comercial da marca.

O MAGG LAB

O MAGG LAB é uma extensão do OBS LAB, uma equipa de perto de 30 produtores de conteúdos selecionados pelo Observador e pela MAGG, que reúne especialistas em diversas áreas, e com capacidade de produzir textos, fotografias e vídeos. Nenhum deles é jornalista com carteira profissional, mas praticamente todos têm um passado e uma carreira ligados ao jornalismo.

Todos os textos em formato Native Ad ou Branded Content, patrocinados por marcas, serão produzidos pelo MAGG LAB. Sempre que estes artigos forem destacados na nossa página principal terão um fundo cinzento e, por baixo da imagem, uma barra a negro com letras a branco onde se lerá MAGG LAB.

Display, Native Ads e Branded ou Sponsored Content

A MAGG terá vários formatos comerciais, mais tradicionais, fixos, a que chamamos display, ou comunicação em conteúdo, que pode assumir a forma de native ad ou branded ou sponsored content.

No ponto seguinte, o dos Formatos a usar, poder ver as dimensões e os exemplos de formatos que iremos usar em Display. E aqui usaremos praticamente todos os modelos que existem no mercado.

Se preferir comunicar através de conteúdo, poderá optar por dois tipos de formato: o native ad (publicidade nativa) ou o branded ou sponsored content (conteúdo patrocinado). Mas qual é a diferença entre os dois? Simples.

Native ad, ou anúncio nativo, é um texto focado num novo produto, num novo serviço, numa marca. O foco é comercial. É um texto ou vídeo produzido pela equipa MAGG LAB que tem como função principal a de falar sobre o tema definido pelo anunciante. A abordagem criativa é mais limitada e a versão final é revista e aprovada pelo cliente. Exemplo: se uma marca automóvel lança um novo carro poderá investir num native ad na MAGG a falar sobre o carro. O conteúdo andará à volta das funcionalidades do carro, do design, das características do motor ou dos vários modelos existentes.

Branded ou sponsored content, ou conteúdo patrocinado, é uma coisa diferente. Nestas situações, a equipa MAGG LAB receberá um briefing de um cliente em relação a uma campanha, um produto, um serviço ou uma marca, e procurará criar um conteúdo interessante para o leitor, mais criativo, sem um foco direto na marca ou no produto mas passando, ao mesmo tempo, a mensagem que a marca pretende fazer chegar aos clientes. São artigos quase sempre mais criativos e menos focados nas características do produto. Pegando no mesmo exemplo de uma marca automóvel que queira investir num branded content, o que a equipa MAGG LAB poderia sugerir seria um artigo em vídeo sobre destinos a menos de 100 quilómetros de Lisboa. Nestes vídeos, a pessoa da equipa MAGG poderia deslocar-se no automóvel da marca que está a investir, e os vídeos seriam patrocinados por essa marca.