Kate Garraway, jornalista do programa "Good Morning Britain", deixou os seus seguidores de Instagram em alvoroço depois de ter partilhado uma imagem de ilusão ótica — aquela que vê no destaque deste artigo.

É bastante mais bizarro do que parece: a imagem tem dois blocos, que parecem ter dois tons de cinzento diferentes, um por cima do outro, certo? Agora experimente colocar o dedo entre meio, na zona que parece surgir mais branca.

Caiu-lhe o queixo, não é? A nós também. É que as cores ficam exatamente iguais — os dois blocos aparecem no tom de cinza do primeiro bloco.

"Isto causou o reboliço cá em casa hoje", escreveu a jornalista. Após a publicação, parece que a sensação se expandiu para outras casas: 'Wow, não consigo parar de fazer isto", escreveu uma seguidora. "Isto é a loucura", disse outra. "Jurava que eram absolutamente diferentes [as cores]", acrescentou.

Ilusão ótica. Vê duas cores diferentes em cada bloco? Está errado — elas são iguais

Esta imagem partilhada por Garraway, que é também locutora e apresentadora da Smooth Radio tem um nome: é uma ilusão de Cornsweet e já vem do tempo do psicólogo Tom Cornsweet, na década de 1960.

Este especialista era conhecido por realizar trabalho de perceção visual, avança o "Daily Mail". Nos seus estudos, reparou que os humanos interpretam a cor e o tom das imagens a 3D de uma maneira que depende da forma como os itens estão iluminados e do local onde recaem as sombras. 

A realidade é que pelas luzes e sombras, o lógico seria o quadrado de baixo ser mais claro, exatamente como o vemos antes de colocar o dedo. Mas ele, na realidade, é exatamente da mesma cor que o de cima. É o nosso cérebro que nos faz ver mal: ao captar estes elementos de luz e sombra faz a sua interpretação e assim a nossa visão vê as duas cores distintas.

Se a luz viesse do canto superior esquerdo e os blocos estivessem afastados veríamos outra coisa: o bloco superior iluminado e mais claro e o inferior na sombra, mais escuro. É a fonte de luz, e consequente sombra, que ditam aquilo que os nossos olhos irão ver.

Quão estranho?