Este sábado, 25 de janeiro, começa o Ano Novo Chinês, uma data que mobiliza todos os anos a população chinesa. Este ano também chegou até Portugal através da mesa, ou não fossemos nós um povo que gosta de conviver de faca e garfo na mão.

Mas como tradição é tradição, até a faca e o garfo ficam de fora do brunch que vai ter lugar este sábado no restaurante CITRUS do Lisbon Marriott Hotel, em Lisboa. Os pauzinhos são o instrumento com que vai agarrar nos rolinhos de arroz com legumes e camarão, apenas uma das entradas. Mas para abrir o apetite revelamos as restantes: as poke bowls de legumes, o penne com soja e sésamo e salada de abóbora com seitan também vão estar lá à sua espera.

Se para alguns comer com os pauzinhos pode ser uma tarefa difícil, quando se passa para a sopa não há nada que saber, e neste caso vai ser de cogumelos e miso — é só encostar a boca à tigela e beber. Também entre os pratos quentes vai ser servido salmão com soja e limão, porco agridoce, crepes de legumes com molho picante e cogumelos com rebentos de soja e tofu.

Neste hotel, toma um chá com a "Alice no País das Maravilhas"
Neste hotel, toma um chá com a "Alice no País das Maravilhas"
Ver artigo

Sim, ainda só vamos estamos nas entradas e o Rato que marca o Ano Novo Chinês de 2020 não só já não nos denuncia a fome, como também está mais do que celebrado. Ainda assim, cabe sempre algo doce, nem que seja para fazer face ao sabor salgado da soja e de outros condimentos que caracterizam a gastronomia chinesa. Passamos então às sobremesas.

O menu de brunch vai contar com muffins de figo, bundt cake (bolo em uma forma de anel com jeitos ondulados à volta), creme chinês de morango e lichias e bolo fatiado chinês com calda de lichias. E quem prepara tudo isto? O chef executivo António Alexandre.

O brunch tem um valor de 28€ e para não começar o Ano Novo Chinês a pensar que já está a ter azar, o melhor é reservar para garantir que tem mesa.

Telefone: 91 254 89 79
Email: afonso.conceicao@marriotthotels.com
Morada: Av. dos Combatentes, 1600-042 Lisboa