Na segunda temporada de "Sex Education", que se estreou a 17 de janeiro na Netflix, Jean Milburn, terapeuta sexual e mãe de Otis (Asa Butterfield), um dos protagonistas, ganha especial protagonismo, face à temporada anterior.

Só que faltou pouco para vermos outra mulher na pele desta personagem. É que Gillian Anderson, a mulher que a interpreta, revelou a 20 de janeiro, segunda-feira, ao programa "The One Show", da BBC, que mandou o guião "para o lixo" pela altura em que o leu pela primeira vez.

Terá sido o seu parceiro a fazê-la mudar de ideias. "Não tinha muita certeza se 'Sex Education' teria futuro. Quando li o guião pela primeira vez, não respondi [se ia aceitar]", disse. "Atirei o guião para o lixo, mas o meu parceiro sugeriu que eu levasse [este trabalho] um pouco mais a sério."

E assim foi. "Acabei por perceber que [a série] era incrivelmente engraçada. Consegui encontrar aquilo que eles estavam à procura."

A mulher que tem estado a trabalhar na personagem Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido — que irá protagonizar na próxima temporada da temporada "The Crown" — está no centro de uma polémica em torno desta mesma entrevista.

"Sex Education". A segunda temporada não vai ser uma desilusão? Veja o que dizem os críticos
"Sex Education". A segunda temporada não vai ser uma desilusão? Veja o que dizem os críticos
Ver artigo

Além de ter dado várias respostas surpreendentemente ríspidas aos apresentadores, Anderson levantou-se e saiu de cena antes do "The One Show" chegar ao fim, sendo que vários espetadores comentaram nas redes sociais que ela estava com cara de quem tinha ou queria estar noutro sítio. "Quando Gillian Anderson nos faz aquele olhar, só conseguimos parar de falar, imediatamente", escreveu uma pessoa nas redes sociais, citada pelo "Express".

A primeira temporada de "Sex Education" estreou-se em 2019 e foi um sucesso imediato na plataforma de streaming. Narra a vida dos alunos de uma escola secundária numa pequena vila no interior do País de Gales, colocando o sexo no centro da narrativa, de forma cómica, mas pedagógica e sem tabus. A segunda temporada, com oito novos episódios, segue a mesma lógica, ainda que com algumas nuances. Já teve excelentes críticas e está disponível desde 17 de janeiro.